Afinal, qual é a diferença entre Nutricionista e Nutrólogo?

Você sabe a diferença entre um Nutricionista e um Nutrólogo? Apesar de parecerem semelhantes, essas profissões possuem muitas diferenças. Leia e descubra quais são elas.

Grande parte da população não sabe a diferença entre um profissional Nutricionista e um Nutrólogo. Essa confusão quanto à atuação desses dois profissionais é muito comum até para os pacientes.

Por ambos cuidarem da saúde de seus pacientes e estarem envolvidos com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a diferenciação entre o Nutricionista e o Nutrólogo acaba sendo difícil.

No entanto, mesmo tratando da alimentação, essas profissões possuem enfoques diferentes desde a graduação, porém, isso não significa que eles atuam de forma isolada ou concorrente, pois diversas vezes trabalham em conjunto no tratamento das pessoas.

Em suma, conhecer sobre as diferenças de cada profissional é importante para que diante de um problema, você procure a ajuda do profissional adequado. Confira a seguir as diferenças entre o Nutricionista e o Nutrólogo.

O que faz um profissional Nutricionista?

O estudante que deseja ser Nutricionista, precisa fazer uma graduação no curso de Nutrição. O curso possui a duração entre 4 a 5 anos e tem uma grade curricular com disciplinas referentes à composição de alimentos, biologia, bioquímica, psicologia, entre outras matérias.

Desse modo, a formação do profissional Nutricionista é construída tendo como base o conhecimento em conteúdos voltados para a fisiologia do organismo e para o acompanhamento psicológico e social, relacionado aos hábitos alimentares de cada pessoa.

Após a graduação, o Nutricionista torna-se apto para verificar as deficiências ou excessos de nutrientes de cada um de seus pacientes e construir, por meio de avaliações, uma dieta adequada para que sejam criados bons hábitos alimentares.

Vale destacar que o Nutricionista não prescreve remédios, porém tem a função de orientar o seu paciente ao atendimento correto, caso necessite a prescrição de medicamentos.

Por meio da dieta, é elaborado um cardápio com horários e opções diversas que atenda as necessidades individuais de cada paciente, nela há a substituição de alimentos por opções mais saudáveis. Ainda, esse profissional fica responsável por toda a orientação, acompanhamento e manutenção nutricional individualizada.

Diante disso, fica evidente que o Nutricionista possui um enorme conhecimento específico sobre os alimentos, diferentemente do Nutrólogo, que posteriormente será apresentado as suas características.

Para não restar dúvidas, é também importante enumerar as principais funções do Nutricionista, sendo elas:

  • Elaborar uma dieta, isto é, cardápios de refeições para seus pacientes;
  • Auxiliar na alimentação individual e nutrição dos pacientes de acordo com o funcionamento de seu metabolismo;
  • Controlar a qualidade dos produtos consumidos, o preparo dos alimentos e a higiene do processo.

O que faz um profissional Nutrólogo?

As pessoas que desejam se tornar um Nutrólogo devem se graduarem no curso de Medicina e, posteriormente a formação, optarem por seguir carreira em Nutrologia. Desse modo, podemos observar que trata-se de uma especialidade médica.

Para ingressar nessa área, existem duas formas após a graduação. A primeira é realizar uma segunda residência médica em nutrologia, que possui a duração de 2 anos, e pode ser feita somente após já ter feito uma primeira residência clínica médica ou cirurgia geral.

Já a segunda forma de ingressar na área é fazendo uma pós-graduação em Nutrologia que possui a duração de 2 anos. O Nutrólogo é uma especialização médica aceita há muitos anos pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), mais precisamente, desde 1972.

Quanto à profissão, o médico Nutrólogo é responsável por realizar o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças de seus pacientes. Desse modo, ele analisa as alterações alimentares importantes a serem ajustadas e orienta seus pacientes no tratamento de diversas doenças. Além disso, prescreve medicamentos ou suplementos vitamínicos específicos a cada situação.

Assim, os Nutrólogos não se limitam a tratar que a pessoa ganhe ou perca peso somente, mas, são capacitados para diagnosticar problemas no organismo do paciente e introduzirem o tratamento necessário.

Por fim, veja a seguir as principais funções do médico Nutrólogo:

  • Avaliar a quantidade de nutrientes presentes no organismo do paciente por meio de exames;
  • Prescrever dietas e orientar sobre a ingestão correta de suplementos, medicamentos ou vitaminas para cada indivíduo;
  • Estabelece a nutrição via endovenosa aos pacientes hospitalizados.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.