Afinal, por que os tubos para coleta de sangue têm tampa colorida?

Os tubos para coleta de sangue possuem cores diferentes e essa medida vai muito além da simples estética, pois cada um tem uma função diferente.

Existem diferentes tipos de exame de sangue, exigindo-se de cada exame um tipo de procedimento de coleta específico. Nesse sentido, a coleta feita de forma adequada é fundamental para a qualidade da amostra e do exame.

Todavia, existem diversos tipos de tubos para coleta de sangue com cores diferentes nas tampas. As cores, inclusive, dependem do tipo de exame e do objetivo da coleta para análise posterior do paciente.

Se você era uma daquelas pessoas que sempre se perguntou por que os tubos para coleta de sangue têm tampa colorida, acompanhe o artigo a seguir e deixe que explicamos o motivo pelo qual as tampas possuem cores diferentes.

Por que os tubos para coleta de sangue têm tampa colorida?

A coleta de sangue ideal é feita com tubos a vácuo, o que de certa forma garante a segurança do paciente, do profissional responsável pela coleta e da qualidade da amostra. Esse procedimento, inclusive, evita que fatores externos interfiram na qualidade do resultado.

Nesse sentido, cada tubo para coleta de sangue tem uma tampa colorida e padronizada para evitar erros. Esses tubos, entretanto, contêm aditivos que inibem a coagulação ou que podem estimular o processo.

Cores e as diferenças de tubos para coleta de sangue

Existem diferentes tipos de tubos de coleta e cada um deles serve para um tipo de exame. As tampas coloridas existem para separar as diferentes categorias de componentes e de objetivos diferentes:

  • Tubo azul – usado em exames de coagulação. Esse tipo de tubo possui o citrato de sódio a 3,2%, um anticoagulante que sequestra o cálcio (componente importante para a coagulação).
  • Tubo verde – esse tubo tem heparina, um anticoagulante natural que acaba interrompendo a cascata de coagulação, ao ativar enzimas antiplaquetárias. O tubo verde é usado em exames bioquímicos feitos no plasma.
  • Tubo vermelho – o tubo vermelho possui ativador de coágulo, acelerando a coagulação por estímulo da liberação do fator de coagulação pelas plaquetas do sangue. O tubo é usado para testes de bioquímica, imunologia e hormônios.
  • Tubo amarelo – contém ativador de coágulo e gel. Os dois componentes aceleram a coagulação do sangue e o gel é responsável por realizar a separação física entre a porção celular e o soro (parte líquida).
  • Tubo roxo ou lilás – esse tubo possui suas paredes jateadas com EDTA, o melhor anticoagulante, pois preserva a morfologia da célula, sendo assim recomendado para exames de hematologia.
  • Tubo cinza – o tubo contém fluoreto de sódio com EDTA, dois anticoagulantes usados em exames de glicemia (com amostras de plasma).
  • Tubo preto – o tubo possui também citrato de sódio, a exemplo do tubo azul. Entretanto, no tubo preto a concentração do citrato é 3,8%, bastante usado também em testes de velocidade de hemossedimentação (VHS).

Ordem correta de coleta

Além de se fazer a coleta da amostra no tubo correto, a depender do objetivo da análise, a ordem da coleta também importa. Por isso é necessário seguir uma ordem específica, criada para evitar a contaminação por aditivos ou outro composto que possa interferir. Nesse sentido, a ordem correta dos tubos para coleta de sangue é:

  • Azul;
  • Amarelo ou vermelho;
  • Verde;
  • Roxo ou lilás;
  • Cinza.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.