Afinal, o que significa o termo EAR na CNH? Descubra aqui

Características dos motoristas estão especificadas na CNH por letras e combinações de letras que alertam para cada necessidade, como o uso de lentes corretivas, por exemplo.

Existem mais de 74 milhões de condutores habilitados no Brasil. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui algumas letras nas observações do documento que mostram algumas características dos motoristas, como restrições e meio de exercer atividade remunerada usando a habilitação.

Todavia, as letras na habilitação fazem parte do documento desde 2008 e foram estabelecidas para tornar mais fácil a fiscalização dos agentes de trânsito, que a princípio saberiam das necessidades e características de cada motorista.

Nesse sentido, as restrições, deficiências e necessidades dos motoristas estão especificadas nas letras do alfabeto, e as combinações destas letras mostram habilidades especiais do motorista, como o termo EAR, que consta em algumas habilitações.

O que significa o termo EAR na CNH?

Os dados na CNH vem em formato de letras, que mostram aos agentes de trânsito quais são as necessidades e restrições dos condutores. Nesse sentido, de A a Z, cada letra informa as particularidades, como uso de lentes corretivas ou se o condutor tem alguma deficiência auditiva.

Nesse sentido, uma resolução do Contran estabelece que as combinações de letras devem mostrar algumas habilidades especiais do condutor. O termo EAR então, aparece na CNH para especificar que o motorista em questão exerce atividade remunerada com o veículo automotor, assim como as siglas HCI, MTF ou HTE.

O termo “Exerce Atividade Remunerada” está nas observações da CNH e ultimamente vem sendo bastante usado, sobretudo com o advento dos aplicativos de transporte de passageiros, como a Uber, por exemplo.

Nesse sentido, categorias como taxistas, caminhoneiros, entregadores e motoristas de empresas precisam ser citadas na CNH, conforme norma do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para solicitar, o motorista precisa entrar em contato com o Detran do seu estado.

Solicitação do EAR

A sigla EAR existe para especificar que o motorista exerce atividade remunerada e deve constar na CNH de taxistas, caminhoneiros, entregadores de mercadorias e motoristas de empresa, que precisam do carro para trabalhar.

Nesse sentido, para fazer a solicitação da EAR na CNH, o motorista precisa entrar em contato com o Detran do seu estado, realizar exames físicos e mentais, pagar algumas taxas específicas e esperar a emissão da observação na CNH. Nesse sentido, é necessário entregar os seguintes documentos:

  • CNH original e cópia;
  • Formulário com os resultados de exames médicos e psicológicos;
  • Comprovante de pagamento de taxas.

O termo EAR é obrigatório para motoristas que desejam exercer atividade remunerada e aqueles que forem flagrados exercendo esse tipo de atividade sem a licença cometem uma infração gravíssima, com multa fixada em R$ 293,47. Além disso, são anotados sete pontos na carteira e o veículo irregular é retido pela autoridade de trânsito.

Leia também

você pode gostar também

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.