Afinal, o que são vagas remanescentes? Descubra o que significa

Descubra neste texto o que são vagas remanescentes e como ocorre a convocação de candidatos para ocupar uma dessas vagas.

Os brasileiros que sonham em entrar em uma instituição pública ou privada de ensino superior contam, atualmente, com algumas possibilidades. Além do vestibular, há ainda os programas do governo federal, como o Sisu, Prouni e Fies, que oferecem vagas em cursos de ensino superior.

Para ocupar uma dessas vagas, os candidatos fazem o vestibular ou então o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no caso dos programas do governo federal. Com a nota alcançada em algum desses processos seletivos, eles têm a chance de serem convocadas nas primeiras chamadas.

Quando não convocados já nas primeiras chamadas, os candidatos ainda têm uma segunda chance de entrar em uma instituição pública ou privada de ensino superior. Essa segunda chance se dá graças às chamadas vagas remanescentes.

Mas o que são as vagas remanescentes? Como ocorre a convocação dos candidatos para ocupar essas vagas? Confira, a seguir, o guia completo que o Concursos no Brasil preparou sobre o assunto.

O que são vagas remanescentes?

Vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas nas primeiras chamadas dos processos seletivos pelos candidatos aprovados. Esses candidatos podem não preencher as vagas por desistência ou falta de documentação, por exemplo.

Assim, graças às vagas remanescentes, os candidatos aprovados no processo seletivo e que não foram convocados nas primeiras chamadas, têm uma nova chance de conseguir a tão sonhada vaga em uma instituição de ensino superior pública ou privada.

Quando as vagas remanescentes são disponibilizadas aos candidatos aprovados em um processo seletivo?

As vagas remanescentes são disponibilizadas aos candidatos aprovados que não foram convocados nas primeiras chamadas após as instituições públicas e privadas de ensino superior apurarem quantos alunos se matricularam, ou seja, preencheram as vagas ofertadas. Com esse número, as instituições chegam então ao número de vagas que não foram ocupadas, ou seja, de vagas remanescentes.

Após isso, as instituições de ensino superior abrem um novo período de convocação dos outros candidatos aprovados para que eles possam preencher as vagas, caso tenham interesse.

No entanto, a forma como essa convocação acontece difere de uma instituição para outra, quando falamos de vestibular, e também de um sistema para outro, quando falamos dos programas do governo federal, como Sisu, Prouni e Fies.

Como os candidatos aprovados em vestibulares são convocados para ocupar as vagas remanescentes?

No caso dos vestibulares, o processo de convocação dos candidatos aprovados para ocupar as vagas remanescentes depende de cada instituição pública ou privada de ensino superior. Para ter essas informações, vale entrar em contato com as instituições para saber o funcionamento das vagas remanescentes.

Como ocorre a convocação de candidatos para ocupar as vagas remanescentes do Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que seleciona candidatos a ocupar vagas nas instituições federais e estaduais de ensino superior de todo o país. Para tanto, utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Logo após o resultado do Enem, o Sisu abre as inscrições para que os estudantes se candidatem a uma das vagas disponíveis pelas instituições públicas de ensino superior. Os candidatos podem concorrer a duas opções de curso. Caso não seja aprovado em nenhuma delas, pode demonstrar interesse na lista de espera, onde se situam as vagas remanescentes.

Desse modo, os estudantes que se inscreveram no Sisu devem ficar atentos ao cronograma do programa. No ano que vem, as inscrições para o Sisu vão ocorrer entres os dias 28 de fevereiro e 3 de março. O resultado final será divulgado no dia 7 de março.

Como ocorre a convocação de candidatos para ocupar as vagas remanescentes do Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa do governo federal que concede bolsas integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior a candidatos de baixa renda. Para tanto, assim como o Sisu, utiliza a nota do Enem.

No Prouni, as vagas remanescentes são disponibilizadas após a finalização do período da lista de espera. Os candidatos são convocados por ordem de inscrição e não a partir das maiores notas.

No ano que vem, as inscrições para o Prouni vão ocorrer entres os dias 7 de março e 10 de março. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de março, já o da segunda chamada será divulgado no dia 28 de março.

Como ocorre a convocação de candidatos para ocupar as vagas remanescentes do Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais de instituição de ensino superior.

No Fies, as vagas remanescentes são ocupadas pela classificação geral dos candidatos de acordo com suas notas do Enem.

No ano que vem, as inscrições para o Fies vão ocorrer entres os dias 14 de março e 17 de março. O resultado será divulgado no dia 21 de março.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.