Afinal, o que é “Nobreak” e para que realmente serve? Entenda aqui

Se onde você trabalha ou reside costuma haver variações bruscas e queda de energia elétrica, danificando seus aparelhos eletroeletrônicos, esse texto pode te interessar.

Você já passou pela seguinte situação: onde você trabalha ou reside houve uma queda ou variações bruscas de energia elétrica e, por conta disso, seu aparelho eletrônico acabou sendo danificado? Independentemente de sua resposta, saiba que isso é comum de acontecer. Porém, a boa notícia é que há uma forma de proteger seus aparelhos eletroeletrônicos de problemas no funcionamento de energia elétrica, qual seja, usar o Nobreak.

Mas, afinal, o que é um Nobreak?

O Nobreak, conhecido também como UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês), é um equipamento que controla a voltagem e pureza da energia que chega até os aparelhos eletroeletrônicos conectados a ele. Além disso, o nobreak atua alimentando esses dispositivos em casos de queda de energia elétrica.

Para que realmente serve o Nobreak?

O Nobreak serve para proteger e manter em funcionamento os aparelhos eletroeletrônicos em situações em que há variações bruscas ou queda de energia elétrica. Graças ao seu sistema de estabilização inteligente, o Nobreak é responsável por evitar a queima e o mau funcionamento de dispositivos conectados a ele.

Há no mercado outros equipamentos que desempenham funções similares as de um Nobreak, como o filtro de linha e o estabilizador, por exemplo. Ocorre que, diferente desses outros dispositivos, o Nobreak se destaca por ser o equipamento mais completo, uma vez que consegue fornecer energia em caso de desligamento inesperado dos dispositivos.

Grande parte dos Nobreaks é capaz de fornecer até 15 minutos de energia para um computador, por exemplo. Durante esse tempo, os usuários conseguem salvar seus arquivos, fechar programas, finalizar outras atividades e, por fim, desligar o dispositivo com segurança.

Quero investir em um Nobreak. Como saber qual é o ideal para minha necessidade?

Existem no mercado alguns tipos de Nobreak, cada um voltado para determinados dispositivos. Há os Nobreaks interativos e online (se diferem de acordo com o modo de interação com os aparelhos conectados) e, ainda, os nobreaks senoidais ou semissenoidais (se diferem segundo o formato de onda elétrica produzido). Conheça, a seguir, cada tipo de Nobreak.

O que é e para que serve o Nobreak interativo?

O Nobreak interativo é responsável por acionar a bateria interna a partir de um problema de funcionamento de energia elétrica. Após isso, o equipamento alterna o modo rede de operação para o modo bateria até quando a energia elétrica se estabilizar. Os Nobreaks interativos se subdividem em senoidal e semissenoidal.

  • Senoidal: é responsável por compensar variações de tensão e entrega onda de forma senoidal durante o modo bateria. Ele é indicado para automatizações residenciais e comerciais e também para todos os tipos de aparelhos. Exemplos: PCs gamers, servidores, Smart TVs, entre outros;
  • Semissenoidal (retangular ou por aproximação): consegue compensar as variações de tensão da rede elétrica e entregar onda no formato retangular no modo bateria. Quando há uma queda de energia, esse tipo de Nobreak leva algumas frações de segundo para identificar que houve de energia para, dessa forma, começar a fornecer energia para os aparelhos. Ele é indicado para dispositivos simples e muito sensíveis. Exemplos: roteadores, computadores, TVs, eletrodomésticos simples, entre outros.

O que é e para que serve o Nobreak online?

O Nobreak online, conhecido também como Nobreak de dupla conversão, proporciona energia contínua e de altíssima qualidade, graças às suas baterias. Por consequência, o dispositivo conectado não irá perceber a queda de energia elétrica quando essa ocorrer.

O Nobreak online somente existe no modelo senoidal. Ele é indicado para equipamentos muito sensíveis, tais como, grandes servidores, instrumentos musicais, computadores de alto desempenho, entre outros.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.