Afinal de contas, para que serve o furo extra que fica no tênis?

Por não saberem para que serve o furo extra que fica no tênis, muitas pessoas acabam deixando-o de lado na hora de amarrar o cadarço. Mas, ao fazerem isso, estão cometendo um erro.

O tênis é uma peça que está presente praticamente em todos os armários ou guarda-roupas. Ainda mais nos dias atuais, já que esse calçado deixou de ser usado apenas para a prática de esportes e se tornou uma peça fashionista, compondo looks desde os mais casuais até os mais chiques e formais.

A história do tênis se inicia no século 19, na Grã-Bretanha, onde o calçado era utilizado para a prática de corrida. Na época, o tênis era feito de couro. Anos depois, mais precisamente, em 1830, a peça ganhou a sola de borracha graças à invenção do norte-americano Wait Webster.

De lá para cá, novos materiais foram sendo utilizados para a confecção do tênis, novos modelos foram surgindo e, assim, o calçado foi passando por evoluções para atender as diferentes necessidades dos consumidores.

Em uma dessas evoluções é que surgiram modelos de tênis com um furo extra. Muitas pessoas não sabem para que serve esse furo a mais no calçado e, por isso, acabam deixando – o de lado na hora de amarrar o cadarço.

No entanto, ao fazer isso, elas estão cometendo um erro. Isso porque o furo extra que fica no tênis tem, sim, uma função específica. Ficou curioso em saber qual é a essa função? Então descubra, a seguir, para que serve o furo extra do tênis.

Afinal de contas, para que serve o furo extra que fica no tênis?

O furo extra que fica em alguns tênis (afinal, nem todos possuem esse furo) serve para manter o calçado mais firme no pé e, assim, evitar a ocorrência de possíveis acidentes.

Quando o tênis é mal amarrado de modo a ficar mais folgado, o pé acaba se movendo dentro do calçado, ou seja, indo para trás e para frente. Esse movimento gera um atrito entre a pele do pé e o tênis.

Esse atrito, por sua vez, gera bolhas, calos, feridas e assaduras. Isso ocorre principalmente durante a prática de esportes e de atividades físicas, como a corrida, por exemplo.

Além disso, quando o tênis é mal amarrado, ficando ele mais folgado, pode até causar acidentes, como a quebra do pé ou uma torção, por exemplo.

Para então evitar o atrito entre a pele do pé e o tênis, bem como a ocorrência de acidentes, é que o furo extra do calçado entra em ação. Esse furo permite prender o calçado ao calcanhar e ao tornozelo com mais precisão, sem apertar e incomodar o pé, gerando mais firmeza e estabilidade.

Além disso, o furo extra que fica no tênis permite que diferentes formatos de pé e tornozelo se adaptem ao calçado.

Como passar o cadarço no furo extra que fica no tênis?

Passar o cadarço no furo extra que fica no tênis é bem simples. Veja a seguir o passo a passo detalhado que preparamos.

  • Primeiro, passe o cadarço no tênis como você sempre faz;
  • Quando chegar no final, invés de amarrar o cadarço, passe-o de dentro para fora no furo extra do tênis;
  • Ao fazer isso, deixe um espaço no cadarço. Deixe o espaço dos dois lados;
  • Em seguida, puxe a ponta do cadarço e passe-a no espaço que você deixou no lado oposto. Faça o mesmo processo com a outra ponta;
  • Por fim, é só amarrar o cadarço como de costume.

Seguindo esse passo a passo, você deixará seu tênis mais firme e estável.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.