‘Acerca de’, ‘a cerca de’ e ‘há cerca de’: qual é a diferença e como usar essas expressões

As expressões 'acerca de', 'a cerca de' e 'há cerca de', embora muito parecidas, possuem algumas diferenças. Confira quais são.

Existem muitas expressões na Língua Portuguesa que ainda causam dúvidas entre seus falantes por conta da semelhança entre elas. Por serem muito parecidas, entender quando empregar certos termos pode não ser tão simples, e por tal motivo, é importante saber diferenciar cada um para utilizá-los de maneira apropriada. Esse é o caso de “a cerca de “, “acerca de” e “há cerca de”, um exemplo popular quando se trata de criar confusão por similaridade.

continua depois da publicidade

Todas as expressões acima são consideradas homófonas. Isso significa que possuem o mesmo som, e por tal motivo, geram dúvidas de ortografia. Para evitar problemas, é necessário entender quando utilizar cada uma, visto que apesar de serem parecidas, possuem significados diferentes, e aparecem em contextos distintos.

Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo mais informações sobre “a cerca de”, “acerca de” e “há cerca de”, e aprenda de uma vez por todas como diferenciar as expressões.

‘A cerca de’, ‘acerca de’ e ‘há cerca de’: diferença e significado das expressões

Leia também

Antes de desvendar cada junção, é importante entender o que elas significam. A expressão “acerca de” é utilizada para indicar o assunto do qual se está falando; “a cerca de” indica a distância aproximada entre dois pontos, e “há cerca de” é uma representação do tempo decorrido de um evento passado. Mas o que mais caracteriza cada uma delas?

continua depois da publicidade

O que é ‘acerca de’?

Essa expressão, que é o que é chamado de locução prepositiva na gramática, uma situação em que duas ou mais palavras possuem o valor morfológico de preposição, é formada pelo advérbio “acerca” e pela preposição “de”, e é utilizada para indicar um assunto que está sendo discutido. É sinônimo de “sobre”, “quanto a” e “a respeito de”. Confira alguns exemplos:

  • Nossa conversa acerca de questões do ambiente de trabalho foi muito frutífera.
  • Acerca desse tópico, prefiro não fazer mais comentários.
  • O texto acerca das reações de alunos em sala de aula quando expostos a certos comentários é muito interessante.

O que é ‘a cerca de’?

Já a expressão “a cerca de” é formada pela preposição “a”, o advérbio “cerca” e a preposição “de”. Ela é utilizada para indicar um número aproximado, ou uma distância aproximada entre dois pontos. É ainda um sinônimo de palavras como “aproximadamente”, “em torno de”, “por volta de” e outros contextos que indiquem distância. Veja exemplos:

continua depois da publicidade
  • A menina foi encontrada a cerca de alguns metros da floresta, que é o local do crime.
  • O mercado está a cerca de dois quilômetros da casa da sua avó.
  • Minha família mora a cerca de 20 minutos de mim.

“A cerca de” não precisa necessariamente ser utilizado para indicar distâncias com uma só unidade de medida: na última frase, por exemplo, foi utilizado o tempo. Seja como for, em todos os casos, ela indica um valor aproximado, mas nunca exato.

O que é ‘há cerca de’?

Por fim, “há cerca de” é formada pelo verbo “haver” em sua forma impessoal, o adverbo “cerca” e a preposição “de”. A flexão do verbo faz com que a expressão ganhe a conotação de tempo passado, ou seja, indicando algo que já aconteceu. Mais especificamente, ela é utilizada para demonstrar um tempo decorrido aproximado, e é um sinônimo de “faz aproximadamente”. É possível notar isso nos exemplos a seguir:

  • O crime ocorreu há cerca de quatro horas, e ainda não existem notícias da polícia.
  • Chegamos na casa da minha avó há cerca de uma hora.
  • Essa guerra aconteceu há cerca de 300 anos.

É importante ter em mente que, por conta do uso de “há”, a marcação de um tempo passado já é estabelecida, o que dispensa a palavra “atrás”, por exemplo. Assim, a expressão “há cerca de dois anos atrás” é lida como um pleonasmo, ou redundância, visto que é desnecessário marcar o tempo mais de uma vez.

continua depois da publicidade

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade