Abriu o espumante e sobrou um pouco? Veja como guardar sem perder o gás

Para evitar o desperdício, é importante saber armazenar corretamente os produtos que já foram abertos, inclusive o espumante da sua virada de ano.

O espumante é, sem dúvidas, a bebida que mais combina com o clima de fim de ano. Quando a festa é grande, várias garrafas são abertas para que todos possam brindar e comemorar o Natal e a virada de ano — mas e o que fazer com a bebida que sobra na garrafa?

Para não jogar fora o que sobrou e, assim, evitar o desperdício, o jeito mais simples é usar um tampador de garrafas, mas a verdade é que nem todo mundo tem esse utensílio em casa, não é mesmo?

Como guardar espumante depois de aberto?

Assim como a maioria das bebidas alcoólicas, o espumante também pode ser consumido horas depois de a garrafa ter sido aberta — se você procurar receitas de mimosas, por exemplo, pode começar o dia seguinte à festa como um personagem de “The White Lotus”.

As bolhas da bebida são produzidas graças ao dióxido de carbono e, assim que a rolha é removida, esse gás começa a evaporar, pouco a pouco, fazendo com que a bebida perca um pouquinho da sua efervescência.

É por isso que o espumante é borbulhante principalmente na hora em que é aberto, mas essa característica diminui aos poucos. A boa notícia é que, mesmo que perca um pouquinho das bolhas, a bebida continua saborosa e pode ser consumida normalmente algumas horas depois ou até no dia seguinte.

Para aumentar a validade da bebida, é preciso deixá-la sempre na geladeira. Existe até uma explicação científica para isso: de acordo com uma publicação na revista Scientific American, o dióxido de carbono da bebida “foge” mais rapidamente quando ela está em temperatura ambiente.

Isso significa que, quando o espumante está geladinho, os gases dissolvidos não escapam tão facilmente. Na falta de uma rolha ou de um tampador de vinho, basta deixar a garrafa na geladeira para que a efervescência não deixe de existir, mesmo que a garrafa fique com o gargalo totalmente aberto.

O mito do garfo

Existem alguns truques na internet que prometem manter o espumante gaseificado por mais tempo, como o que ensina a colocar uma colher ou um garfo na garrafa, deixando o cabo do talher no gargalo.

Esse truque é tão comum que diversos especialistas em vinho e cientistas já se prontificaram a mostrar que ele não funciona. O fato é que o talher não tem a menor capacidade de deixar seu espumante borbulhante por mais tempo.

O que você pode fazer para evitar que a bebida fique com “gosto de geladeira” é selar a abertura da garrafa com plástico-filme. Lembre-se, no entanto, de que o consumo, embora não precise ser imediato, deve ser feito em pouco tempo após a abertura da garrafa.

E já que estamos falando sobre festas de fim de ano e bebidas alcoólicas, vale sempre a lembrança: bebida e direção não combinam nunca, hein! Aproveite o período com responsabilidade.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.