9 técnicas de estudo para se organizar e passar em concursos

As 9 técnicas de estudo para se organizar e passar em concursos podem te auxiliar no processo de preparação por sistematizar o conteúdo programático, além de oferecer ferramentas de aprendizagem para cada disciplina.

Estudar para o concurso público exige disciplina, organização e responsabilidade, pois a extensão do conteúdo programático demanda uma sistematização da aprendizagem ao longo do cronograma semanal. Neste contexto, existem 9 técnicas de estudo para se organizar e passar em concursos que podem te auxiliar nesse processo.

continua depois da publicidade

Mais do que decorar as informações, é necessário que você tenha técnicas e ferramentas para responder às questões, entender os enunciados e recordar das informações relativas ao conteúdo programático. Portanto, é interessante usar métodos diversos durante os estudos, realização de simulados e preparação para o concurso. Saiba mais informações a seguir e conheça essas técnicas de estudo:

9 técnicas de estudo para ajudar a passar no concurso público

    Leia também
  1. Estudo intercalado: consiste em uma prática onde você rotaciona as matérias de forma aleatória, pois a troca de disciplinas auxiliar a manter a concentração no conteúdo por mais tempo.
  2. Mapas mentais: técnica se elaboração de mapas e diagramas que utilizam palavras, ícones, flechas e desenhos para ampliar a visualização do conteúdo com mais lógica.
  3. Releitura: é uma técnica onde se memoriza os conteúdos vistos por meio de uma nova leitura após a conclusão dos exercícios e da primeira visualização, auxiliando na fixação das informações essenciais.
  4. Fichamento: realizar um fichamento auxilia a identificar os pontos principais da disciplina, exigindo uma leitura atenta com a separação dos elementos mais importantes.
  5. Testes práticos: utilizar de simulados e provas anteriores para avaliar o nível de conhecimento e domínio sobre o conteúdo.
  6. Perguntas e respostas: para revisar o que foi estudado e conferir quais são as dúvidas ou pontos que precisam de atenção, recomenda-se criar um questionário ou usar uma prova discursiva.
  7. Autoexplicação: usar as próprias palavras para explicar o conteúdo que foi estudado, pois assim você identifica quais são os pontos que precisam de atenção.
  8. Prática distribuída: aproveitar os diferentes momentos do dia para estudar um mesmo conteúdo, sem concentrar todo o estudo em um bloco único.
  9. Pomodoro: técnica tradicional de produtividade que utiliza de 25 minutos de atividade concentrada seguidos de 5 minutos de descanso.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade