9 sinais de que você tem um perfeccionismo exagerado

Se você é daqueles que acham que tudo precisa ter a máxima perfeição em sua vida, conheça os nove sinais de um perfeccionismo exagerado.

Responda com sinceridade: você alguma vez já se chateou por ter tirado nota 9 ou ter ficado com a medalha de prata em alguma competição, concurseiro? Se a resposta for “sim”, provavelmente sempre colheu os efeitos colaterais da demanda pessoal por excelência em tudo aquilo que faz. Essa matéria selecionou nove sinais de um perfeccionismo exagerado.

Mesmo que a tendência que vigora em nossa sociedade seja a de oferecer uma recompensa às pessoas que têm mais insistência, continue a leitura até o final e veja se você se identifica com os indicativos abaixo. Apesar da busca pela perfeição não prejudicar os outros, essa prática pode cobrar o seu preço com insatisfações frequentes e infelicidade. Saiba mais.

Sinais de um perfeccionismo exagerado

1) Você sempre procura agradar os outros

Esse é um dos principais sinais de um perfeccionismo exagerado. Na maioria das vezes, essa condição começa a ser desenvolvida ainda na infância. Desde cedo, a maioria de nós é desafiada a dar o melhor de si na escola e até nas competições com os colegas de turma.

Se você é daqueles concurseiros que nada lhe traz mais satisfação do que impressionar ou agradar os outros com o seu desempenho, e que está sempre correndo atrás da “nota 10” em tudo, vez ou outra, pode acabar dando de cara com a frustração e sofrimento. É melhor rever essa postura.

2) Você costuma procrastinar

O perfeccionismo tem relação direta com o medo de errar. Diante disso, o concurseiro começa a adotar comportamentos que podem prejudicá-los nos estudos, como a autossabotagem ou a procrastinação em excesso.

Parece até uma ironia, já que o perfeccionismo é um dos segredos do sucesso. Mas quando a pessoa começa a procrastinar, essa condição a impede de alcançar a vitória, justamente pelo receio da reprovação alheia. E postergar tarefas o tempo inteiro não é o mais recomendado.

3) Sinais de um perfeccionismo exagerado: Você se tornou um workaholic

Você é daquelas pessoas cujo lema é: “Sem dor, sem conquistas”, concurseiro? Tome cuidado com isso, pois a cobrança pelo máximo desempenho a todo momento tem relação direta com o excesso de trabalho ou horas de estudo, o que pode prejudicar a sua saúde física e mental.

Quem tem um perfeccionismo exagerado acha que sempre precisa atingir níveis de excelência jamais vistos antes, nem que para isso precisem ter uma produtividade acima da média, para um ser humano. Varar a madrugada estudando, até mesmo nos finais de semana, para conseguir passar nas provas, pode não ser o caminho mais indicado para se alcançar o sucesso.

4) Você sempre critica as outras pessoas

Julgar os outros pode ser entendido como um mecanismo de defesa. Ou seja, o fato de rejeitar tudo aquilo que temos dificuldade de aceitar em nós mesmos, também é um dos sinais de um perfeccionismo exagerado.

Se você é daqueles concurseiros que sempre tecem críticas aos outros candidatos, é bastante provável que também esteja se rejeitando, mesmo que indiretamente. Que tal ter mais leveza em seus julgamentos?

5) O lema “Tudo ou nada” rege a sua vida

Mais um dos sinais de um perfeccionismo exagerado. Aquele concurseiro que sempre vive nos dois extremos, geralmente, só consegue se envolver com algo se achar que tem alguma chance de se dar bem. O meio termo não existe.

Caso haja a mínima possibilidade de falha da sua parte, ele evita, ao máximo, se envolver naquilo. Quem tem aversão ao risco pode ter a criatividade afetada negativamente. Pense nisso.

6) Você não consegue se abrir com os outros

O perfeccionismo exagerado inibe a conexão emocional com as outras pessoas, sabia? Essa condição funciona como uma armadura de defesa contra qualquer crítica ou rejeição, por qualquer motivo.

E por causa do medo de errar ou ser rejeitado, o concurseiro acaba sentindo dificuldade de se expor (mesmo que esteja precisando de ajuda) ou demonstrar vulnerabilidade para as outras pessoas.

7) Sinais de um perfeccionismo exagerado: Você sempre chora o leite derramado

Aquele concurseiro que tem uma obsessão por cada falha que comete no dia a dia, mesmo que essa não tenha relevância (como chegar com cinco minutos de atraso no cursinho preparatório, por exemplo), pode ser acometido por uma crise existencial sem necessidade.

Quando você mantém o foco em seus possíveis erros, uma única falha pode atestar a sua total incapacidade de alcançar o sucesso, já que não é permitido errar em sua vida.

8) Você leva todas as coisas para o lado pessoal

O concurseiro que tem um perfeccionismo exagerado costuma ter bem menos resiliência do que as outras pessoas, já que considera cada crítica ou dificuldade como uma falha pessoal.

Ao invés de demonstrar reação perante os obstáculos, ele acredita que a derrota faz parte da sua vida e que não tem como reverter mais essa situação.

9) Você se alegra com as falhas alheias

O último dos sinais de um perfeccionismo exagerado. Aquele concurseiro que sente alívio ou até mesmo se alegra com as falhas alheias, provavelmente está andando de mãos dadas com o sofrimento.

Mesmo que você se sinta melhor com a reprovação de outro candidato, já que também foi reprovado no concurso, por exemplo, essa postura só vai alimentar o seu espírito de competição, além de deixar ainda mais em evidência o hábito de criticar, o que alimenta perfeccionismo.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.