9 hábitos para desenvolver o raciocínio lógico

Os hábitos para desenvolver o raciocínio lógico podem aumentar as chances de aprovação de qualquer concurseiro em um certame. Descubra como.

Os neurocientistas revelam os hábitos para desenvolver o raciocínio lógico que podem turbinar as chances do concurseiro ser aprovado em um disputado concurso público. Por mais que sejam necessárias outras habilidades para que a aprovação aconteça efetivamente, diversos conteúdos cobrados pelos editais exigem uma boa memória e rapidez de pensamento.

continua depois da publicidade

Por isso, elaboramos esta matéria que selecionou nove hábitos para desenvolver o raciocínio lógico que todo concurseiro precisa ter no dia a dia. Continue a leitura até o fim para conhecer as estratégias que podem te auxiliar a ter um bom desempenho nas provas de qualquer concurso público. A sua aprovação pode estar bem perto. Confira.

Hábitos para desenvolver o raciocínio lógico

Leia também

1 – Seja uma pessoa curiosa

A curiosidade aguçada é um excelente estímulo para o nosso cérebro, já que pode turbinar a capacidade de raciocinar de maneira lógica. Quando estamos buscando informações para sanar as nossas dúvidas do dia a dia, novas conexões neurais são criadas. Dessa forma, seja uma pessoa curiosa e não deixe de se inteirar ao máximo sobre assuntos relevantes.

2 – Faça algo novo diariamente

Outro dos hábitos para desenvolver o raciocínio lógico. O cérebro humano precisa ser estimulado o tempo todo, para manter a sua elasticidade cada vez maior. Por isso, o concurseiro que sempre faz algo novo, faz a sua mente criar mais conexões neurais. Sendo assim, que tal mudar o trajeto de casa para o cursinho preparatório, aprender um outro idioma, consertar um aparelho eletrônico ou até tentar cozinhar um prato exótico?

continua depois da publicidade

3 – Hábitos para desenvolver o raciocínio lógico: Leitura diária

Não restam dúvidas de que ler é excelente para aprimorar o raciocínio lógico, aprender mais e, de quebra, estimular a nossa mente, em diversos aspectos. Além de ser um momento de descontração, uma boa leitura aguça a sua criatividade e ainda dá asas para a sua imaginação. Por isso, todo concurseiro deve reservar, pelo menos, 40 minutos por dia para se dedicar aos livros.

4 – Faça contas simples de cabeça

O concurseiro precisa adquirir o hábito de fazer contas simples de cabeça ao invés de se tornar refém das calculadoras o tempo inteiro. As operações matemáticas melhoram a capacidade de raciocínio lógico e fazem aumentar as conexões entre os neurônios, no dia a dia. Esse hábito pode deixar o seu cérebro muito mais ativo, bem como aumentar a velocidade de pensamento. Vai dividir a conta do bar com os amigos? Que tal fazer a divisão do valor de cabeça?

continua depois da publicidade

5 – Procure dormir bem todas as noites

Pensou nos hábitos para desenvolver o raciocínio lógico? Esse é perfeito. O concurseiro precisa ter um sono reparador todas as noites. É durante o descanso noturno que as memórias se consolidam, as células cerebrais são regeneradas, ocorre o descarte das toxinas acumuladas no organismo, e as informações recém-aprendidas se fixam na mente. Segundo os especialistas, o ideal é dormir ininterruptamente por, pelo menos, sete horas. Se você dorme menos do que seis horas por noite, é melhor rever essa questão.

6 – Atividades físicas aeróbicas

Você sabia que a prática constante de atividades aeróbicas turbina a sua memória, aumenta o foco, facilita o raciocínio lógico, reduz os níveis de estresse, diminui a ansiedade e até melhora a sua concentração, concurseiro? É verdade. Vale lembrar que os exercícios físicos devem ser praticados de três a quatro vezes por semana. Mas antes de sair fazendo cooper por aí, recomendamos consultar com um Médico para um check-up geral.

continua depois da publicidade

7 – Exercite a sua criatividade

Esse também é outro dos hábitos para desenvolver o raciocínio lógico. O concurseiro precisa encontrar maneiras de turbinar a sua criatividade. Por exemplo, você pode identificar algo que goste de fazer e incluir essa atividade em sua rotina diária. Pode ser tocar um instrumento musical, exercitar os seus dotes culinários, aprimorar a sua veia artística, escrever histórias, desenhar, dentre outras opções. Vale tudo para manter o cérebro sempre estimulado, o que acarreta no aumento das suas reservas cognitivas.

8 – Hábitos para desenvolver o raciocínio lógico: Jogos mentais são ótimas opções

Dama, racha cuca, sudoku, quebra-cabeças, banco imobiliário, xadrez, detetive, campo minado, cartas, dominó, dentre outras opções, são excelentes maneiras de aprimorar o seu raciocínio lógico, concurseiro. Além de relaxar a mente, essas atividades exigem que o jogador pense de forma estratégica e crítica. Sendo assim, que tal convidar os amigos para jogar contigo aos fins de semana?

continua depois da publicidade

9 – Estimule o seu cérebro

O último dos hábitos para desenvolver o raciocínio lógico. Em um mundo hiperconectado no qual vivemos, dominado pelos celulares e diversas outras parafernálias eletrônicas, muitas vezes, deixamos de estimular o nosso cérebro, já que a tecnologia facilita demais as coisas. Por isso, que tal fazer a sua mente trabalhar um pouco mais, concurseiro?

Procure memorizar detalhes corriqueiros do cotidiano e relembrar os acontecimentos quando for dormir. Tente usar a mão não dominante para comer, beber água, ensaboar no banho, escovar os dentes ou pentear o cabelo. Quando fizer um trajeto novo, procure identificar alguns pontos de referência e não use o GPS. Sua memória agradece.

Leia também

Concursos em sua
cidade