9 dicas para deixar sua sala de estar mais espaçosa

Conheça alguns truques que podem deixar a sala de estar mais espaçosa e dê aquele toque de sofisticação para esse espaço, que é um dos preferidos das pessoas.

A decoração de ambientes não se diferencia da forma como nos vestimos. Da mesma maneira que os acessórios valorizam o seu corpo e destacam as suas roupas, existem estratégias e peças que podem mudar completamente o visual de qualquer espaço. Essa matéria selecionou nove dicas para deixar a sala de estar mais espaçosa.

São truques que podem deixar esse ambiente parecendo maior e até impressionar as suas visitas. Você pode adicionar mais beleza a sua sala de estar em poucos minutos e sem fazer “mágica”. Ficou interessado(a)? Basta continuar a leitura até o final.

Como deixar a sala de estar mais espaçosa

1) Aposte nos espelhos

Por mais que a principal função dos espelhos seja para se ver, maquiar ou avaliar o seu look antes de sair, essas peças podem ter utilidade na hora de deixar a sala de estar mais espaçosa, desde que sejam posicionados de forma estratégica.

Se um espelho (no formato oval ou quadrado) for colocado no lado oposto das janelas, a sensação de amplitude será rapidamente notada. Essas peças aumentam a luminosidade do ambiente e fazem parecer que a sala está com o dobro do seu tamanho original.

2) Móveis sob medida

Outra dica para deixar a sala de estar mais espaçosa. Por mais que móveis prontos proporcionem mais facilidade e praticidade, eles podem ocupar muito espaço no ambiente, dependendo do tamanho do cômodo.

Dessa forma, o macete é investir em móveis sob medida. Assim você ganha mais espaço e consegue organizar a disposição das peças com mais facilidade, no dia a dia. Faça o teste e comprove.

3) Deixar a sala de estar mais espaçosa: Cortinas longas

Elas conseguem “alongar” a silhueta da parede e provocam a sensação de amplitude para qualquer tipo de ambiente. Por isso, não abra mão das cortinas longas, que vão do chão ao teto.

Independentemente do tamanho das janelas, aposte nessa estratégia. Ah, dê preferência para cortinas de cores claras, que podem fazer o cômodo aparentar ter mais espaço do que realmente tem, fechado?

4) Sem mesinhas de centro

Se a sua sala não oferece muito espaço, as mesinhas de centro podem provocar uma sensação de desconforto para os visitantes. Nesse caso, o centro do ambiente deve estar livre, para que a amplitude prevaleça.

Mesinhas de centro ou puffs só combinam para cômodos que oferecem espaço de sobra. Se esse não é o seu caso, evite colocar móveis soltos no centro da sala.

5) Use tintas de cores claras nas paredes

Essa regra é massivamente usada por Arquitetos e Designers de Interiores. Cores de tons claros nas paredes trazem uma sensação de amplitude que nem todos conseguem descrever. As mais fortes devem ser deixadas apenas para os detalhes do ambiente.

Por exemplo, usar almofadas de tons escuros no sofá, contrastando com paredes na cor branco-gelo ou pastel, pode agregar sofisticação à sua sala de estar. Lembre-se: tons escuros costumam reduzir a aparência do ambiente.

6) Quadros devem ser pendurados estrategicamente

Um outro macete para deixar a sala de estar mais espaçosa está na disposição dos quadros desse ambiente. Eles devem estar pendurados na metade do alto da parede (próximo ao teto).

Por quê? Esse truque obriga a pessoa a olhar um pouco mais para cima, o que passa a impressão de maior amplitude do cômodo, já que é criado um efeito visual.

7) Invista em móveis multiúsos

Eles são uma mão na roda quando o assunto é decoração de ambientes. Os móveis multiúsos também podem oferecer mais espaço para a sua sala de estar, já que eles têm mais de uma função.

Sendo assim, use e abuse da sua criatividade e invista em móveis multiúsos que possam aproveitar o espaço disponível nesse cômodo, com mais versatilidade e inteligência.

8) Deixar a sala de estar mais espaçosa: Não encoste os móveis nas paredes

Se for possível, desencoste os móveis das paredes uns cinco centímetros, em média. Esse espaço adicional permite um certo “respiro” para todas as peças que compõem esse espaço, como estantes, mesas, sofás e cadeiras.

A sala vai ficar com mais ventilação, o que provoca a sensação de amplitude, por causa da maior quantidade de ar circulante. Por mais que cause estranheza, essa técnica costuma funcionar bastante.

9) Minimalismo sempre

Finalmente, a última dica para deixar a sala de estar mais espaçosa. Uma das principais tendências do ramo da Decoração é o minimalismo. Por isso, se você quiser oferecer mais espaço para esse ambiente, a regra “menos é mais” deve prevalecer.

Peças maiores causam impacto e conseguem “aumentar” o tamanho da sala. Detalhe: quanto mais limpas as superfícies dos móveis estiverem, maior a sua sala pode parecer.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.