9 coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente

As coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente envolvem mudanças na sua rotina para exercitar as habilidades associadas a essa capacidade.

As 9 coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente envolvem mudanças na rotina para exercitar essa capacidade, a partir de diferentes estímulos. Desse modo, é possível obter excelentes resultados em concursos públicos, exames de admissão e também na vida prática e nos relacionamentos.

Leia também

No geral, essas modificações podem causar efeitos positivos na aprendizagem, memorização, pensamento crítico e outros processos cognitivos fundamentais. Entretanto, é fundamental uma disciplina para transformar as 9 coisas em hábitos cotidianos que realmente estão inseridos na rotina. Saiba mais a seguir:

Coisas que você precisa fazer todo dia para ficar inteligente

1) Faça perguntas

Sabe aquele aluno da escola que sempre tem uma pergunta na ponta da língua? Adote esse tipo de postura, porque assim não estará aceitando todas as informações que são passadas e poderá aprofundar os seus conhecimentos. No geral, a curiosidade é a principal chave para quem quer ficar ainda mais inteligente.

2) Leia bastante

A leitura de livros, jornais, revistas e artigos é um exercício diário para trabalhar questões associadas ao cérebro, tanto no campo cognitivo e de aprendizagem quanto no contexto de memória, associação livre e interpretação. Portanto, uma forma de ser ainda mais inteligente é reservar um período do dia para realizar leituras.

3) Esteja rodeado de boas influências

Mantenha amizades que te fazem aprender algo novo todo dia, ou ser curioso em relação a diferentes tópicos.

É interessante manter relações com pessoas que dominam mais do que você sobre sua profissão ou gostos pessoais, porque assim haverá um movimento natural para ir atrás de ainda mais dados e conseguir manter uma conversa rica.

4) Compartilhe conhecimento

Se você é a pessoa mais inteligente entre o seu ciclo social, e não possui uma referência que saiba mais que você sobre determinado assunto, seja esse modelo para os outros.

Porém, haja sem prepotência e com consciência de que você está agindo com a intenção de treinar a inteligência e adquirir novos conhecimentos.

Compartilhe informações, ensine os seus amigos, ajude os seus colegas de trabalho em suas dificuldades para fixar o conteúdo e tornar-se mais didático. Assim, além de afetar positivamente o outro você se tornará mais inteligente.

5) Realize atividades artísticas

Não é necessário ser um artista nato para acessar os benefícios de desenhar ou pintar. No geral, essa prática melhora a coordenação entre o olho e a mão, ajuda no armazenamento de memórias a longo prazo, estimula a imaginação e trabalha a criatividade de diversas formas, principalmente na solução de problemas.

6) Faça mudanças na rotina

Adote uma rota diferente para ir ao trabalho, marque um encontro com um amigo que não vê há muito tempo, assista um filme sozinho ou simplesmente acorde mais tarde durante a semana. O ponto das mudanças na rotina é que ajuda você a se tornar mais inteligente ao quebrar os padrões de comportamento no cérebro.

7) Pratique exercícios físicos

Além dos benefícios físicos, os exercícios conseguem ajudar na saúde mental, principalmente por liberar uma série de hormônios associados ao bem-estar, como serotonina e oxitocina. Também é uma forma de combater problemas como fadiga mental, motivação baixa e dificuldades na criatividade.

8) Coloque seus conhecimentos em prática

Realize exercícios práticos, testes e simulados para testar os conhecimentos adquiridos por meio dos estudos, mas também execute projetos e tome iniciativa para não ficar preso ao papel.

Além de criar soluções inovadoras e trabalhar a solução de problemas, essa é uma forma de se tornar mais inteligente pelo número de estímulos envolvidos.

9) Pratique meditação

A meditação é uma prática milenar repleta de benefícios para o ser humano, desde melhorar a respiração até ampliar o autoconhecimento.

Neste sentido, alguns minutos por dia é suficiente para que você acesse essas vantagens, em especial ao que se refere à saúde do cérebro, essencial para a inteligência.

Leia também


você pode gostar também

“Subir para cima”: 11 exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia

"Subir para cima", "descer para baixo" ou "sair para fora": confira alguns exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia.

Estes 5 sinais mostram se o seu amigo está apaixonado por você

Tem percebido que a pessoa com a qual tem amizade quer algo mais sério contigo, concurseiro? Fique por dentro dos cinco sinais de que o seu amigo está apaixonado por você.

Confira 3 signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos

Existem alguns signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos e apreciam a solidão mais do que ninguém. Confira quais deles integram a lista.

11 carros incríveis para quem é apaixonado por tecnologia

Se você é fã de carteirinha do universo automotivo, conheça 11 carros incríveis e tecnológicos, com funções incríveis de motorização, conforto e segurança.

Entenda para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong

A raquete de ping pong é um dos principais instrumentos do tênis de mesa, mas nem todas as pessoas conhecem para que realmente serve o lado preto dessa ferramenta.

7 hábitos que realmente podem prejudicar a sua produtividade

Quer realmente ser aprovado em um concurso público e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira? Conheça os sete hábitos que prejudicam a sua produtividade e deixam a sua aprovação mais longe.