A sua agenda de compromissos está te impossibilitando de arrumar um trabalho em período integral? Relaxa. É possível conseguir um emprego de meio expediente. Elaboramos esse post que vai te mostrar sete profissões que podem ter jornada de seis horas diárias. Analise cada uma com bastante calma e veja qual delas tem mais a ver com o seu perfil profissional. Aproveite ao máximo a leitura.
Confira as profissões com jornadas de trabalho de 6 horas diárias
1) Bancário
Essa é uma das profissões que podem ter jornada de seis horas diárias que são mais conhecidas. Os bancos privados costumam contratar profissionais para uma carga horária de apenas seis horas por dia ou 30 horas semanais, de segunda a sexta.
Dependendo do cargo exercido, como caixa ou atendimento ao público, por exemplo, é possível ter uma jornada de trabalho mais reduzida. Mas isso não é uma regra, já que depende da empresa contratante. Ou seja, existem funções em um banco que exigem que o funcionário trabalhe oito horas diárias.
2) Operador de telemarketing
Outra das profissões que podem ter jornada de seis horas diárias é a de operador de telemarketing. Empresas de vários setores da economia (principalmente prestação de serviços) costumam contratar atendentes de telemarketing para trabalharem meio período.
Na maioria das vezes, esse profissional trabalha 36 horas semanais e tem direito a um dia de folga, que pode ser no sábado ou domingo. Se você é comunicativo, gosta de lidar com atendimento ao público e não pode trabalhar o dia inteiro, essa profissão é ideal para o seu caso.
3) Estagiários
Quem faz faculdade ou cursa o ensino técnico, mas não tem condições de trabalhar oito horas por dia, pode se candidatar para prestar serviço como estagiário.
Todos os anos, milhares de vagas de estágio em diversas áreas são abertas. E o melhor: sem a exigência de experiência prévia e com a possibilidade de trabalhar seis horas diárias ou 30 horas semanais, de segunda a sexta.
Se você está nessa situação, que tal colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e começar como um estagiário? Dependendo da empresa, pode-se aprender bastante no dia a dia e até mesmo ser efetivado após o término do contrato, dependendo do seu desempenho na função.
4) Jornalistas
Mais uma das profissões que podem ter jornada de seis horas diárias. Jornalistas de veículos de comunicação de massa, como jornal, rádio e TV, costumam ter uma carga horária de trabalho de cinco ou seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais, que podem incluir sábados, domingos e feriados.
Se você é formado em jornalismo e sempre quis trabalhar em um conceituado jornal impresso, nos bastidores da TV ou em uma agência de notícias, por exemplo, essa pode ser a sua chance. Muitas vezes, é possível atuar em dois empregos que tenham a carga horária reduzida.
5) Servidores públicos
Até mesmo alguns servidores públicos podem ter jornada de seis horas diárias de trabalho. Tudo vai depender do órgão público em questão e do tipo de trabalho exercido. Quer um bom exemplo? Um professor do ensino médio de uma escola pública e que é concursado, costuma trabalhar de 5-6 horas por dia.
É conveniente reiterar que isso depende das necessidades da empresa contratante e que a carga horária de seis horas não é uma regra estabelecida. Se você estiver pensando em tentar um concurso público, dependendo do cargo escolhido, poderá ter a chance de trabalhar meio período e, de quebra, ter estabilidade até se aposentar. Basta ser aprovado.
6) Bombeiros militares
Outra das profissões que podem ter jornada de seis horas diárias. Os bombeiros militares, principalmente os que ainda estão em treinamento (novatos) e dependendo da cidade ou região, também costumam trabalhar meio período, o que dá 36 horas semanais, com folgas corridas (não são fixas).
Para se tornar um bombeiro militar, é necessário ser aprovado nas provas do concurso público da Polícia Militar e no rigoroso teste de aptidão física. Essa também pode ser uma chance de trabalhar meio expediente e ter estabilidade financeira.
7) Advogados
Por fim, mais uma das profissões que podem ter jornada de até seis horas diárias, é a de advogado. Embora a maioria desses profissionais liberais trabalhem por conta própria, existem diversos advogados que atuam em empresas privadas e até em instituições públicas.
Nesse caso, a carga horária de trabalho costuma ser até menor, de 4 horas diárias ou 20 horas semanais. É claro que existem exceções, em que há o acréscimo de duas horas a mais por dia. A empresa é quem estipula o horário de trabalho dos seus colaboradores, que deve ser permitido por lei, evidentemente.
Viu como existem profissões que podem ter jornada de seis horas diárias? Agora é escolher a que você mais se identifica e trilhar uma carreira de sucesso.