7 plantas que não precisam de sol direto e são boas para apartamento

Gosta de estar sempre em contato com a natureza mesmo estando dentro de casa? Então, conheça sete plantas que não precisam de sol direto e são boas para apartamento.

Muita gente acredita que as plantas não necessitam de sol, o que é um erro. Todas as espécies precisam da luz natural para sobreviver e realizar o processo de fotossíntese. Entretanto, algumas espécies preferem locais com pouca incidência da luz solar. Por isso, essa matéria selecionou sete plantas que não precisam de sol direto e são boas para apartamento.

Elas podem dar mais alegria ao interior da sua residência e provocar aquela sensação de mais proximidade da natureza. Continue a leitura até o final para conhecer as espécies que não carecem da luz do sol o tempo inteiro, já que apenas a claridade é suficiente para elas. Bora lá conferir?

Plantas de sombra que são boas para apartamento

1) Bambu-da-sorte

Essa é uma das plantas que não precisam de sol direto e são boas para apartamento. O ideal é que você sempre mantenha o bambu-da-sorte na claridade indireta, ou seja, na sombra. O vaso não precisa estar sempre perto da janela.

Se essa espécie ficar diretamente sob a luz solar, durante várias horas seguidas, suas folhas podem ficar com o aspecto amarelado e até se queimarem, dependendo da intensidade dos raios. Vale lembrar que essa planta adora umidade. Por isso, as regas devem ser a cada dois ou três dias.

2) Violeta-africana

Mais uma das plantas que não precisam de sol direto e são boas para apartamento. Essa espécie também não tolera a incidência direta dos raios solares. Entretanto, você precisa mantê-la em um local em que a claridade prevaleça.

Na hora das regas, que devem ser duas vezes por semana, tenha cuidado para não molhar as flores e folhas, além de evitar deixar água no prato do vaso. A umidade em excesso pode fazer com que as raízes se apodreçam em pouco tempo.

3) Plantas que não precisam de sol direto e são boas para apartamento: Aglaonema

Originária do continente asiático e da Oceania, essa planta conta com mais de 50 espécies. A Aglaonema suporta tranquilamente temperaturas abaixo dos 10 °C e necessita de ficar na sombra a maior parte do tempo, já que tem sensibilidade aos raios solares.

As regas não precisam ser frequentes, ou seja, você só deve molhá-la quando a terra parecer que está seca ou se as temperaturas estiverem acima dos 30 °C. Em média, uma vez por semana é suficiente. Essa espécie ainda consegue filtrar as toxinas que estão presentes no ar.

4) Orquídeas

Por mais que exista uma infinidade de espécies de orquídeas, todas elas têm algo em comum: não precisam de sol direto. Se você for colocá-las em um local para receber os raios solares, dê preferência para o horário da manhã (até as 09 horas, no máximo).

Ela precisa receber a luz do sol para florescer, mas os raios em excesso podem danificar suas folhas e, por vezes, até matar a planta. Essa espécie gosta mesmo é da claridade. As regas podem ser a cada três dias. Só tenha o cuidado com o excesso de umidade, combinado?

5) Zamioculca

Quando o assunto é plantas que não precisam de sol direto e são boas para apartamento, essa espécie é uma das mais conhecidas. Oriunda da África, a Zamioculca não gosta dos raios solares diretamente em suas folhas e prefere um local que não tenta muita luminosidade.

Sua haste, que mais se parece com um bastão, consegue criar uma reserva hídrica, por isso, as regas frequentes são desnecessárias. Ou seja, uma a duas vezes por semana (sem exagerar) já bastam.

6) Plantas que não precisam de sol direto e são boas para apartamento: Jiboia

Essa espécie é uma das preferidas por quem mora em apartamento, por causa da sua praticidade. Mas não se deixe enganar pela delicadeza das suas folhas. A planta tem resistência e consegue se adaptar aos ambientes com pouca luminosidade.

Para que a jiboia floresça e mantenha a sua beleza, as regas devem ser três vezes por semana, em média (sem excessos). O solo precisa ser enriquecido com matéria orgânica, já que contribui para o seu crescimento.

7) Dinheiro-em-penca

A última das plantas que não precisam de sol direto e são boas para apartamento é essa. Apesar do nome que chama a atenção, essa espécie pode ser cultivada em vasos suspensos. Dependendo dos cuidados, suas folhas podem formar cachos verdes.

Vale lembrar que essa planta não tolera os raios solares, principalmente em dias de temperaturas acima dos 30 °C. Se o sol incidir diretamente em suas folhas, pode queimá-las ou deixá-las com uma coloração vermelha.

A dinheiro-em-penca também não aguenta ventos com intensidade. Por isso, não a deixe próxima de janelas abertas, caso esteja ventando muito ou retire-a de ambientes com ar condicionado ou ventilador.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.