7 hábitos do dia a dia que fortalecem a sua inteligência emocional

Procura uma forma de gerir melhor as suas emoções? Conheça sete bons hábitos que fortalecem a inteligência emocional e aumente as chances de ter mais sucesso na carreira.

Como você lida com as suas emoções no cotidiano, concurseiro? Consegue manter um bom controle em situações de pressão? Joga tudo para o alto diante das dificuldades ou procura uma alternativa sensata para resolver um problema? Essa matéria selecionou sete hábitos que fortalecem a inteligência emocional.
Confira 3 signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos

Continue a leitura e descubra como é possível se tornar uma pessoa mais inteligente, do ponto de vista emocional. Se você colocar em prática todas as dicas abaixo, a gestão da sua vida pessoal ou profissional poderá ser muito mais simples e, sobretudo, tranquila. Confira.

Hábitos que fortalecem a inteligência emocional

1) Tenha consciência dos seus limites

Esse é um dos hábitos que fortalecem a inteligência emocional mais importantes. O concurseiro que sabe até onde pode se arriscar, sem irresponsabilidade ou medo, mas com maturidade e consciência, tem um bom nível de autoconhecimento, na maioria das vezes.

Por isso, respeite as suas limitações (físicas e mentais), não aceite uma tarefa se achar que não vai dar conta de concluí-la, saiba até onde você pode chegar sem prejudicar a si mesmo ou aos outros. Lembre-se de que todos nós somos seres humanos e não máquinas programáveis. Cada pessoa tem o seu limite. Descubra qual é o seu.

2) Preste atenção nas reações do seu corpo

Outros dos hábitos que fortalecem a inteligência emocional. Você já percebeu as principais reações do seu corpo em determinadas situações, concurseiro? As suas emoções sempre falam mais alto em qualquer circunstância? O autocontrole é fundamental para que a gestão da sua vida seja mais fácil.

Comece a observar se as suas reações afetam negativamente a sua rotina de estudos, a vida familiar ou até a sua convivência no trabalho. Pode até não parecer, mas o nosso corpo dá sinais quando nos deparamos com algo que nos irrita, magoa, alegra ou estressa, por exemplo. Perceber tais reações e administrá-las é uma atitude sensata.

3) Aprenda a lidar com emoções negativas

Talvez esse seja um dos hábitos que fortalecem a inteligência emocional mais importantes e desafiadores. Você lida bem com emoções negativas, concurseiro? Se irrita ou “explode” com facilidade quando tudo parece dar errado? É preciso saber lidar com as emoções negativas, no dia a dia.

Sabemos que essa não é uma das tarefas mais fáceis que existem. Mas quando isso acontecer, a dica é: pare um instante, respire bem fundo pelo nariz (para oxigenar mais o cérebro) e tire o foco do problema que te aflige por algum tempo. Depois, pense em soluções que sejam viáveis para o mesmo.

4) Tenha mais autoconfiança

Quando a nossa inteligência emocional é mais aguçada, costumamos ser mais autoconfiantes no dia a dia. E isso se traduz em usar as nossas principais competências para alcançarmos os nossos objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Um concurseiro autoconfiante sabe valorizar as suas habilidades e acredita no seu potencial para lidar com momentos adversos do cotidiano e superá-los, sem sofrimentos ou reações impulsivas que possam prejudicá-lo no futuro.

5) Hábitos que fortalecem a inteligência emocional: Desenvolva a empatia

Não restam dúvidas de que a empatia é uma qualidade essencial para todas as pessoas. A capacidade de se colocar no lugar de uma outra pessoa e compreender as suas emoções, sentimentos e dificuldades (sem emitir julgamentos precipitados), deixa a vida mais fácil de ser administrada.

Aquele concurseiro que tem um alto nível de empatia consegue ter mais motivação com os estudos e lidar com pessoas diferentes ou situações estressantes com muito mais facilidade. Seja no trabalho ou na vida pessoal: a empatia é importantíssima.

6) Acostume-se com as adversidades

Mais um dos hábitos que fortalecem a inteligência emocional. Aquele concurseiro que tem a consciência de que as adversidades fazem parte da vida de todo ser humano, pode ter mais êxito nos estudos, já que o seu nível de aceitação das dificuldades é bem maior.

Não importa a sua profissão ou os seus objetivos de vida, as adversidades sempre vão existir, quer você queira ou não. Dessa forma, que tal começar a aceitá-las sem muita resistência? Quando sabemos que vamos enfrentar dificuldades pelo caminho, pode ficar mais fácil gerir as nossas emoções e sentimentos.

7) Hábitos que fortalecem a inteligência emocional: Analise antes de julgar

Você é daqueles concurseiros que já emitem logo um julgamento sobre alguma situação sem estar a par dela direito? Esse tipo de comportamento pode ser prejudicial. Toda crítica deve partir uma análise fria dos fatos, antes de se formar uma opinião concreta.

Mas somente quem tem a inteligência emocional bem desenvolvida é que consegue ter esse tipo de atitude. Não é fácil, pois exige muita maturidade, empatia e imparcialidade, dependendo da situação. Mas é totalmente possível.

Leia também

você pode gostar também

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.