7 dicas CRUCIAIS para melhorar seu currículo e deixar ele mais atrativo

Vai aproveitar o início do ano para conquistar uma recolocação profissional? Fique por dentro de sete dicas cruciais para melhorar seu currículo.

Para qualquer pessoa conseguir um emprego, o currículo é considerado o cartão de visitas e uma alternativa que pode destacar um candidato perante a concorrência. Para aumentar as chances de você ser convocado para um processo seletivo, essa matéria selecionou sete dicas cruciais para melhorar seu currículo.

É recomendado seguir à risca todas elas, para que esse documento seja selecionado por alguma organização. Lembre-se de que um currículo que tem um diferencial pode chamar a atenção de qualquer recrutador. Sendo assim, que tal nos dar o prazer da sua companhia até o final da leitura? Confira.

Dicas cruciais para melhorar seu currículo

1) Atenção para a escrita

Um currículo com erros de gramática pode ser descartado imediatamente. Por isso, é necessário ter a máxima atenção quanto à escrita desse documento, pois ele deve estar de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

Se você tiver dúvidas, peça o auxílio de alguém para te dar uma força. O que não vale é deixar o currículo com erros de grafia ou acentuação. É válido ressaltar que você não precisa usar uma linguagem rebuscada demais para tentar impressionar o recrutador. O mais indicado é usar a simplicidade nas palavras.

Isso possibilita mais fluência na leitura e facilita a compreensão do recrutador, que não vai precisar consultar o dicionário toda vez que se deparar com alguma palavra que não conhece.

2) Tenha o máximo de objetividade

Mais uma das dicas cruciais para melhorar seu currículo. É bastante provável de você já ter escutado a expressão “menos é mais” por aí, certo? O candidato que procura um emprego precisa ter bastante objetividade com as palavras, sem enrolação.

Ir direto ao assunto é sempre o mais recomendado. Lembre-se de que o recrutador tem interesse em conhecer as suas qualificações profissionais e experiências anteriores. Dessa forma, você deve abordar isso com o máximo de objetividade, combinado?

Certifique-se de que todas as informações que tenham relevância estejam em seu currículo. Quanto mais objetividade você tiver, melhor. Aquele candidato que fica com “rodeios” pode passar a impressão que não tem nada para dizer ao empregador.

3) Dicas cruciais para melhorar seu currículo: Mentiras nem pensar

Por incrível que pareça, tem muito candidato por aí que ainda insiste em mentir no currículo achando que não vai se pego. Por mais que a vaga tenha despertado o seu interesse, não minta no currículo só para aumentar as chances de contratação.

Colocar uma experiência profissional ou uma habilidade técnica que você não tem, pode arruinar a sua credibilidade no mercado de trabalho, sabia disso? Vale lembrar que, se porventura for contratado, você vai precisar demonstrar as qualificações que informou em seu currículo. E aí, como fica?

Sem falar que, a mentira, além de não demonstrar nenhuma ética da sua parte, pode ser descoberta facilmente. Você nunca perde por falar a verdade, principalmente no âmbito profissional.

4) As informações precisam ter relação com a vaga

Essa também é outra das dicas cruciais para melhorar seu currículo. O candidato precisa entender que todas as informações desse documento precisam ter uma relação direta com a vaga em aberto. Caso contrário não faz sentido, certo?

Se você se interessou por uma determinada função, certifique-se de que as suas competências, formação acadêmica, cursos já realizados e experiência profissional, tenham a ver com ela. Se candidatar para uma vaga que não tenha nada a ver com a sua área de atuação, pode não ser bem-visto.

Além disso, também é recomendado inserir referências pessoais e/ou profissionais em seu currículo. Essa estratégia permite que o recrutador tenha uma referência de credibilidade sobre sua conduta. Tudo em um currículo precisa fazer sentido, lembre-se disso.

5) Destaque as suas qualificações

Aquele candidato que deseja destacar o seu currículo dos outros concorrentes, precisa deixar em evidencia as suas qualificações profissionais nesse documento.

Lembre-se de que elas vão indicar se ele está apto para ocupar a vaga que está em aberto em uma empresa. Por isso, recomendamos que você faça um resumo de todas as suas qualificações profissionais.

É pertinente salientar que elas também precisam ter relação com o cargo do seu interesse. Comece pelas competências técnicas que você domina mais. O seu objetivo é destacar aquilo que você sabe fazer.

6) Dicas cruciais para melhorar seu currículo: Coloque cursos de idiomas ou de curta duração

O candidato que deseja turbinar o currículo não deve se esquecer de destacar os cursos de curta duração ou de idiomas que já fez, já que eles costumam ser bem-vistos pela maioria dos recrutadores.

Assim como as suas qualificações, os cursos que você já fez só devem ser mencionados se tiverem relação com a vaga disputada. Essa estratégia, além de ser um diferencial, pode direcionar a sua carreira, pois passa a impressão de que está sempre se aperfeiçoando para enfrentar os obstáculos do mercado de trabalho.

Lembre-se de que essas informações não devem gerar nenhum tipo de dúvida no recrutador, já que elas podem revelar o seu nível de conhecimento em alguma área.

7) Valorize o seu aprendizado

Por fim, a última das dicas cruciais para melhorar seu currículo. O candidato deve valorizar todas as lições que aprendeu durante os cargos que foram exercidos ao longo da sua carreira profissional.

Essa atitude pode demonstrar maturidade e passar a impressão de que ele está sempre aperfeiçoando os seus conhecimentos no dia a dia, para agregar valor na empresa que prestar serviço. Dessa forma, mencione todas as competências que foram desenvolvidas nos projetos que participou.

Descreva os aprendizados com o máximo objetividade, em seu currículo. Se achar pertinente, deixe claro quais foram as dificuldades enfrentadas durante no cotidiano, enquanto exercia uma determinada função.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.