7 costumes brasileiros que os gringos acham estranhos

Os costumes variam conforme a cultura do país e de seu povo. Presentes em todo o mundo, brasileiros acabam tendo alguns hábitos que às vezes podem não ser bem vistos por outros povos. Entenda.

O brasileiro é um povo conhecido pela sua alegria e bom humor. Seus hábitos, entretanto, podem não ser compreendidos por todos os povos, a exemplo de americanos e europeus. Nesse sentido, às vezes alguns costumes brasileiros acabam não sendo vistos com bons olhos pelos gringos.

Leia também

De fato, alguns costumes super normais em terras brasileiras, como o hábito de tomar banho todos os dias ou até mesmo a maneira calorosa de se mostrar afeto por alguém (e em público) acabam sendo vistos com outros olhos por pessoas que vem de outros países.

Sabemos que cultura não se discute, que os costumes e valores tendem a mudar de acordo com o país e suas tradições. Pensando nisso, fizemos uma lista com os 7 costumes brasileiros que não são vistos com bons olhos pelos gringos.

7 costumes brasileiros que os gringos acham estranho

A lista de hábitos desenvolvidos pelos brasileiros é enorme. Geralmente somos motivo de espanto e estranhamento pelos gringos por tomarmos mais de um banho, por escovarmos os dentes todos os dias e muito mais. Confira a seguir alguns costumes:

1 – O brasileiro tem 30 dias de férias por ano

O brasileiro pode se sentir privilegiado pelos 30 dias de férias. O direito é uma garantia das leis trabalhistas do Brasil e quase um privilégio exclusivo. Por exemplo, nos EUA não existe uma legislação trabalhista e os americanos possuem apenas 8 dias úteis de descanso no ano.

Os feriados também são outro motivo que demonstram o privilégio do trabalhador brasileiro. Enquanto por aqui temos por volta de 12 dias de descanso, em países como o Reino Unido, os feriados nacionais são apenas seis.

2 – Comer pizza com garfo e faca

Um dos costumes brasileiros que não são vistos com bons olhos pelos gringos diz respeito ao modo como comemos pizza. Comer pizza usando o garfo e a faca pode ser motivo de ofensa, como é às vezes nos Estados Unidos. Acostumados a comerem sempre com um guardanapo (no máximo), os gringos podem torcer o nariz para o jeito mais civilizado e menos comum do brasileiro.

3 – O brasileiro toma banho todos os dias

As questões de higiene são muito complicadas para os gringos. Tanto que se espantam com o costume do brasileiro de tomar banho todos os dias e, às vezes mais de uma vez por dia. As altas temperaturas dos países tropicais obrigam as pessoas a se refrescar com maior frequência.

Entretanto, em países mais frios, costuma-se tomar menos banhos. O que realmente espanta é o gringo não entender e se assustar quando o brasileiro diz que toma de 2 a 3 banhos por dia, a depender da temperatura na sua cidade.

4 – Escovar os dentes após as refeições

Desde pequenos ouvimos nossos pais dizendo o quanto é importante escovar os dentes e cuidar de toda a higiene da região bucal. O brasileiro é acostumado a escovar os dentes todos os dias, em horários estratégicos, como após as refeições, por exemplo.

Uma cena completamente comum como pessoas escovando os dentes após o horário de almoço, é vista com maus olhos pelos gringos. Isso porque eles não têm o costume de higienizar essa região com tanta frequência, restando apenas os horários da manhã (quando as pessoas acordam) e antes de dormir. Curioso, não?

5 – Nosso almoço leva mais tempo

O trabalhador brasileiro é acostumado e ter uma ou até mesmo duas horas de almoço durante o trabalho. Nesse momento geralmente escolhemos um bom restaurante para aproveitar aquele período e fazer uma refeição sem pressa e fazermos uma pausa durante o dia (muitas vezes com a companhia de colegas de trabalho).

Acontece que em muitos lugares do mundo os trabalhadores não têm todo esse tempo para almoçar. Ao contrário dos brasileiros, os gringos geralmente levam comida de casa e comem em frente ao computador, rápido mesmo. O cardápio também é diferente, e o almoço dos gringos acaba parecendo mesmo um lanche rápido e menos elaborado que o nosso.

6 – O brasileiro ama comer farofa

E por falar em cardápio, o brasileiro adora uma farofa nas refeições. Independente da região ou da cidade, a farofa vai estar sempre presente em algum restaurante e no prato do brasileiro. Feita de farinha branca, de milho ou até mesmo de mandioca, essa iguaria é um sucesso na mesa do brasileiro.

Em muitos países ao redor do mundo, o prato típico brasileiro não é conhecido e não há nada parecido com a nossa farofa. Imagina só que tristeza não poder comer uma farofinha na hora do almoço?

7 – Usamos o primeiro nome para chamar as pessoas

O brasileiro tem o costume de chamar os outros pelo nome próprio. Este costume é estranho para os gringos, que não estão acostumados ao calor humano, característica bem marcante do povo brasileiro.

Países de língua inglesa, por exemplo, são mais rígidos quanto a isso. Para eles é falta de educação se referir a alguém pelo seu nome, preferindo usar o sobrenome para isso (em especial os mais velhos e os que possuírem cargos superiores).

Leia também

você pode gostar também

IPVA 2023: veja 29 carros que terão isenção do imposto

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com a isenção de IPVA para veículos. Confira quais são os modelos.

Para que serve o furo que fica ao lado da câmera do iPhone?

Há um pequeno buraco entre a câmera e o flash na parte traseira de alguns iPhones. Em outros modelos, pode estar em lugar diferente. Veja para que serve esse furo.

Confira 7 profissões perfeitas para quem gosta de ler e escrever

Tem uma enorme afinidade com a área de Humanas e sempre sonhou em trabalhar nela? Então, conheça sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Descubra para que realmente serve o furo que fica no cadeado

O furo no cadeado é um mistério para muita gente que desconhece as duas utilidades desse mecanismo e como ele auxilia o funcionamento do cadeado.

7 grandes filmes da Netflix que vão te deixar mais esperançoso

Está precisando de um pouco mais de inspiração nos estudos, concurseiro? Conheça sete grandes filmes da Netflix que podem te deixar mais otimista em relação ao futuro.

Vacina BCG: descubra para que serve e por que ela deixa marca no braço

A vacina BCG é uma das vacinas mais importantes do esquema vacinal. Entenda para que ela serve e por que deixa uma marca no braço.