Fluência: 6 idiomas mais valorizados pelo mercado de trabalho

A fluência nos idiomas mais valorizados pelo mercado de trabalho pode ser o diferencial que você estava buscando para seu currículo. Confira quais são eles.

Saber falar mais de uma língua pode possuir benefícios que vão muito além do conhecimento. Para viagens, este bônus é ideal; no mercado de trabalho, porém, a fluência em outro idioma pode ser decisivo no processo de crescimento na carreira.

Em empresas multinacionais, por exemplo, dominar a língua falada pelo país onde a companhia está sediada ou em locais onde são realizados negócios é excelente. Afinal, na carreira, é preciso estar preparado para alcançar sempre o melhor desempenho, e o domínio em linguagens ajuda neste processo.

Mas afinal, qual idioma aprender para poder crescer no mercado de trabalho? Confira abaixo uma lista das línguas mais valorizadas por este mundo e aproveite para conferir qual pode lhe ajudar em sua carreira.

Os 6 idiomas mais valorizados no mercado de trabalho

1. Inglês

Não seria possível começar esta lista com nenhum outro idioma além do inglês. Ele é de longe o mais requisitado no mercado de trabalho, visto que é o mais falado no mundo inteiro. Neste sentido, o ramo profissional não importa: seja nas Exatas, Humanas ou Biológicas, o inglês é essencial.

Esta língua já é um diferencial até mesmo durante a busca por vagas de estágio. Em certas empresas com foco no exterior, essa exigência é ainda maior. Mesmo que o básico já seja ideal, cada vez mais o mercado cobra a fluência de seus profissionais.

2. Espanhol

Logo após o inglês, o espanhol é outra das línguas mais populares no mundo profissional. Nativa de 44 países, esta língua é falada em muitos locais com fronteira com o Mercosul, o bloco econômico em que o Brasil está inserido.

Por tal motivo, muitas indústrias nacionais, como as manufaturadas, possuem certa dependência com estes países, algo que torna importante conhecer o idioma.

3. Francês

O francês já ocupa um cargo importante na economia global há anos. Esta habilidade linguística pertence a mais de 300 milhões de falantes, em mais de 50 países. Além de ser uma das mais ricas em questão de presença cultural, também é considerada universal, por ter raízes em várias indústrias.

Vale lembrar que a própria França não é apenas onde esta língua nasceu, mas também uma das cinco maiores economias industriais do planeta em áreas como a agricultura, engenharia e comércio.

4. Mandarim

Este idioma vem se tornando um dos grandes destaques no currículo de muitos, principalmente quando se fala em trabalhar com comércio exterior. A China é a segunda maior potência econômica no mundo, e o país é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

No topo do ranking de exportação e importação, é provável que as negociações ocorram em inglês. Contudo, a fluência em mandarim pode oferecer um diferencial excelente no processo, algo que pode ajudar na carreira.

5. Alemão

O alemão pode até mesmo ser um dos idiomas mais complexos que existem para se aprender, mas os benefícios que o domínio dele possuem são tentadores. A Alemanha também é uma grande parceira do Brasil, principalmente na tecnologia.

Além disso, a fluência em alemão oferece oportunidades como estudar no exterior, já que a oferta de bolsas para intercambistas brasileiros não é pequena.

6. Japonês

Assim como o alemão, futuros estudantes do idioma também podem considerar o japonês uma língua com alto grau de complexidade. Apesar disso, ela pode ser indispensável para o crescimento profissional. Este país possui boas conexões comerciais com o Brasil, e é uma potência tecnológica.

Por tal motivo, o japonês também integra a lista de idiomas mais requisitados no mercado de trabalho, principalmente na indústria tecnológica. Profissionais de tecnologias da informação, aeroespacial, comunicações, games ou nanotecnologia devem ficar atentos.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.