6 hábitos que parecem “bobos”, mas aumentam sua inteligência no dia a dia

Está querendo ser aprovado no próximo concurso público? Conheça seis hábitos que aumentam a sua inteligência e turbine as chances de alcançar esse objetivo.

O nosso cérebro pode ser comparado com um músculo. Se você exercitá-lo da maneira correta, esse importante órgão vai se desenvolver de tal forma que até a sua memorização, cognição e concentração poderão ser beneficiadas. Por isso, essa matéria selecionou seis hábitos que aumentam a sua inteligência.

Se você está estudando para as provas de um disputado certame ou simplesmente quer ser mais inteligente no dia a dia, não deixe de ler até o final. Apesar de serem simples, todos os comportamentos citados abaixo podem fazer uma baita diferença na sua vida pessoal e profissional. Bora lá conferir, concurseiro?

Hábitos que aumentam a sua inteligência

1) Evite reclamar

Esse é um dos importantes hábitos que aumentam a sua inteligência. Se você é daqueles que reclamam de tudo, o tempo todo, recomendamos parar com isso definitivamente. As reclamações agravam ainda mais as dificuldades e não resolvem nada.

Além disso, quando o concurseiro vive reclamando pelos cantos sobre os problemas, ele acaba criando uma espécie de barreira em sua mente, impedindo-a de encontrar uma solução que seja viável e eficiente. Dessa forma, evite “curar” as suas frustrações com queixas, combinado?

Sabemos que, diante de uma contrariedade, a típica reação humana é reclamar. Mesmo que isso seja somente para aliviar a irritação, esse hábito é pouco produtivo e tóxico ao mesmo tempo. Se você quer ficar mais inteligente no dia a dia, que tal substituir a reclamação pela ação? Use as suas emoções de maneira estratégica.

2) Faça coisas diferentes que exercitem a sua mente

Outro dos hábitos que aumentam a sua inteligência. Você já reparou que determinadas atividades do nosso cotidiano são realizadas de forma automática? Isso tem uma explicação lógica: o nosso cérebro se acostuma com tudo aquilo que não é mais novidade para ele.

O problema é que esse órgão precisa ser exercitado constantemente. Por isso, procure fazer tarefas diferentes nas quais você não está acostumado, já que elas desafiam a sua mente. Isso aumenta o número de sinapses neurais e deixa a sua concentração mais aguçada.

Aprenda um novo idioma, a tocar algum instrumento musical, a cozinhar um prato gourmet, a consertar um aparelho eletrônico, a dançar uma nova coreografia ou até a praticar uma nova modalidade esportiva. Tudo aquilo que exercite o seu cérebro está valendo.

3) Tenha uma gestão do tempo eficiente

Esse também é um dos hábitos que aumentam a sua inteligência no cotidiano. Você sabe gerir bem o seu tempo, concurseiro? Como vivemos na era digital, é fácil sucumbir às distrações. Por isso, uma boa gestão do tempo é fundamental para sermos mais produtivos.

Uma boa dica é fazer uma lista diária de tarefas que devem ser cumpridas até o final do dia. Comece pelas prioridades e só passe para a próxima atividade quando concluir a anterior. Uma administração efetiva do tempo também tem a ver com organização.

Aquele concurseiro que consegue gerir bem o seu tempo pode conseguir absorver um volume maior de informações durante os estudos, já que a sua mente está mais receptiva ao aprendizado. Até o nosso raciocínio fica mais rápido quando existe uma gestão do tempo eficiente, sabia?

4) Hábitos que aumentam a sua inteligência: Empatia sempre

A sua conexão emocional com as outras pessoas também é fundamental para que a sua inteligência fique ainda mais aguçada. Por isso, que tal começar a ter um pouco mais de empatia pelos outros ao seu redor?

Além de observar as emoções alheias, comece também a senti-las. Se você passar a fazer isso, todos os dias, pode começar a perceber que nem toda discussão é de cunho pessoal e que, muitas vezes, agiríamos da mesma maneira se estivéssemos no lugar do outro.

Quanto maior for o seu nível de empatia, mais controle emocional poderá ter em sua vida. Não é fácil, sabemos disso, mas é possível ser mais inteligente apenas desenvolvendo essa importante habilidade.

5) Leia um pouco todos os dias

Você sabia que a leitura pode ser uma excelente maneira de exercitar o seu cérebro, além de aumentar a sua capacidade de concentração, raciocínio e escrita? É verdade, concurseiro. A leitura faz uma mescla de reflexão com pensamento analítico.

E quanto mais desafiadora for a leitura, mais a sua mente vai “trabalhar”. Se esforçar para entender um texto complexo cria uma tensão saudável em seu cérebro. Em suma, a leitura é um baita estímulo para a sua capacidade mental e aprimora a sua atenção.

6) Tenha um sono de qualidade

Por fim, o último dos hábitos que aumentam a sua inteligência. Como estão as suas noites de sono ultimamente, concurseiro? Se você é daqueles que têm um sono fragmentado e se levanta pela manhã sempre cansado ou indisposto, a sua mente pode estar pedindo socorro.

É durante o sono que as informações recém-aprendidas se consolidam na memoriza e o nosso cérebro se recupera. A sua inteligência está relacionada com a qualidade do seu sono. Dessa forma, procure dormir bem todas as noites, já que isso é importantíssimo para a sua saúde mental e física.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.