A quinta geração para redes móveis e de banda larga promete revolucionar a comunicação com alta velocidade de transmissão de dados. Denominada de 5G, a tecnologia começará a operar no Brasil nesta quarta-feira (06/07), na cidade de Brasília. Por isso, veja 15 celulares que são compatíveis com a internet 5G.
Vale lembrar que, segundo o edital do leilão da 5G, todas as capitais do Brasil devem ter a tecnologia disponibilizada até o final de julho. No caso, há uma proporção de ativação de uma antena para cada 100 mil habitantes. Contudo, é possível que haja um atraso de até dois meses.
Parte dos componentes são de origem chinesa e o país vem passando por restrições por conta da pandemia. Por lá, o governo está tentando conter o vírus, fechando fábricas e outros locais de aglomeração temporariamente, como já ocorreu no Brasil.
Celulares compatíveis com internet 5G no Brasil
Abaixo, está a lista de 15 celulares que são compatíveis com a tecnologia 5G:
- iPhone 12 (versões mini, Pro, Pro Max e padrão);
- iPhone 13 (versões mini, Pro, Pro Max e padrão);
- Samsung Galaxy A73 5G;
- Samsung Galaxy A52 5G;
- Samsung Galaxy A33 5G;
- Galaxy Note 20 5G;
- Galaxy S21 (versões 5G)
- Motorola Moto G50 5G;
- Moto G100 5G;
- Moto G 5G;
- Motorola Edge 20;
- Mi 11;
- Redmi Note 10 5G;
- Zenfone (7, 8 e 8 Flip);
- Nokia G50.
Além dos modelos citados acima, ainda existem outros que podem utilizar a tecnologia 5G. Por isso, vale a pena conferir se seu smartphone suporta ou não a nova forma de transmissão de dados.
Vale lembrar que as tecnologias 3G e 4G ainda vão continuar a serem operadas no país por muitos anos. Então, caso não tenha dinheiro para um novo aparelho, não se preocupe, será possível utilizar as versões mais antigas de internet.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é a responsável por regulamentar o setor de telecomunicação.
Como a 5G pode ajudar nos estudos para concursos
Como se sabe, atualmente, a internet é uma fonte primordial de informações, contendo diversos recursos de aprendizagem. Boa parte dos concurseiros estudam de forma online ou utilizam a rede para obter materiais de estudo.
Por ser uma tecnologia que consegue fazer uma grande transmissão de dados, a 5G permitirá que as pessoas possam baixar vídeos com grande velocidade ou mesmo assisti-los em forma de streaming, mesmo sem acesso a rede Wi-Fi e com boa qualidade de imagem.
Portanto, uma pessoa estudando para concurso poderá ver uma aula no celular enquanto vai de ônibus ou metrô para o trabalho, sem nenhum tipo de travamento. Além disso, poderá baixar arquivos ou mesmo participar de aulas de Ensino a Distância (EaD) com maior facilidade, tudo de forma remota.