5 tecnologias que podem ser suas aliadas na hora de estudar

Vai começar a se preparar para as provas do concurso no início de 2023? Então, conheça cinco tecnologias aliadas na hora de estudar e aumente as suas chances de aprovação. 

A rotina de estudos exige foco, disciplina, garra e muita perseverança do concurseiro que deseja ser aprovado em um certame. Ainda bem que os avanços tecnológicos facilitaram a vida dos estudantes. Por isso, essa matéria vai te mostrar cinco tecnologias aliadas na hora de estudar.

Vale ressaltar que a tecnologia, por si só, não garante a sua aprovação. Você precisa aprender a usar as ferramentas citadas abaixo e explorar, ao máximo, todos os recursos em prol do seu aprendizado durante as sessões de estudo. Bora lá conhecer quais são elas?

Tecnologias aliadas na hora de estudar

1) Internet

Quando se fala em tecnologias aliadas na hora de estudar, logo pensamos na internet, certo? E não é para menos. Ela atravessa fronteiras e permite conectar pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância. Mas a conexão com a internet é uma ferramenta que pode turbinar as suas chances de aprovação em qualquer concurso.

É por meio dela que o concurseiro tem acesso ao conhecimento e pode aprender praticamente quaisquer assuntos. Algumas plataformas, como o YouTube, por exemplo, disponibilizam vídeos didáticos sobre diversas áreas do conhecimento.

Além disso, é possível se deparar com uma infinidade de sites que trazem conteúdo que podem agregar valor na sua rotina de preparação para as provas. Essa rede ainda conta com materiais acadêmicos e diversas outras ferramentas que ajudam a manter a produtividade e o foco nos estudos.

2) Tecnologias aliadas na hora de estudar: Aplicativos para celulares

Hoje em dia, cerca de 80% das pessoas que têm acesso à internet no mundo, fazem compras, consomem conteúdos, realizam transações bancárias e até estudam por meio dos smartphones. Por isso, os aplicativos para celulares também podem ter utilidade na hora do concurseiro estudar.

São diversos apps que podem contribuir para o seu aprendizado, desde aqueles que fazem a simulação da Técnica Pomodoro (indicada para quem deseja aumentar a produtividade nos estudos) até os que entregam aquele lanche para matar a fome entre um conteúdo e outro de Matemática, durante a tarde, por exemplo.

O fato é que o concurseiro deve aproveitar toda a tecnologia disponível e usá-la a seu favor, na hora de estudar. Basta escolher aqueles aplicativos que mais atendem as suas necessidades e baixá-los no seu celular. O seu aprendizado agradece.

3) Gadgets tecnológicos

Mais uma das tecnologias aliadas na hora de estudar. Os gadgets tecnológicos são um conjunto de dispositivos eletrônicos que podem te ajudar a estudar ou concluir uma atividade com mais rapidez e eficiência. E quando se fala em concurso público, eles costumam ter muita utilidade na hora de aprender.

Os gadgets tecnológicos incluem laptops, alto-falantes Bluetooth, HDs portáteis, baterias, câmeras, despertadores, fone de ouvido sem fio, lâmpadas, rastreador de fitness, dentre outros dispositivos. É só escolher, concurseiro.

Se você procura um aliado para turbinar os seus conhecimentos no dia a dia, esse tipo de tecnologia pode ter utilidade durante a sua fase de preparação para as provas do concurso público, desde que tenha compatibilidade com as suas necessidades. Faça o teste e comprove.

4) Games

Não, você não leu errado, concurseiro. Os games também são tecnologias aliadas na hora de estudar, por mais que pareçam mais uma distração que podem atrapalhar a sua rotina de aprendizagem. Desde que tenham um direcionamento para isso, alguns jogos online são materiais educativos que podem aprimorar os seus conhecimentos.

Existem games no mercado que fazem o jogador vivenciar diversos momentos da História Mundial, como a Independência Americana ou o Antigo Império Grego, por exemplo. Já outros jogos de cunho educativo têm a proposta de ensinar idiomas, disciplinas da área de Exatas e até melhorar o vocabulário do estudante, dentre outras funcionalidades.

É possível aprender se distraindo. Mas vale frisar que o concurseiro não deve tirar o foco do seu aprendizado, caso opte por essa tecnologia. Isso é o mais importante de tudo, combinado? Deixe a distração para depois.

5) Sala de aula invertida

A última das tecnologias aliadas na hora de estudar da nossa lista. Não leve ao pé da letra o nome dela, já que pode causar estranheza. A sala de aula invertida é uma opção para potencializar os estudos do concurseiro com a máxima eficiência.

Essa metodologia facilita o aprendizado do estudante por meio de um ambiente virtual que traz conteúdos diversos, videoaulas e textos. O aluno precisa elaborar um material que deverá ser apresentado para os outros estudantes, no encontro semanal realizado pela plataforma.

Durante esse evento virtual, os participantes discutem o tema em questão, criam projetos e podem até formar grupos de estudos, com objetivo de absorver, ao máximo, o conhecimento. Então, se você procura uma tecnologia que possa te auxiliar a ser aprovado no certame esse ano, que tal contar com essa?

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.