5 soft skills mais procuradas pelos empregadores no país; veja a lista

Está procurando emprego? Conheça quais são as cinco soft skills mais procuradas pelos empregadores e tenha um diferencial competitivo.

O mercado de trabalho pode ser bastante desafiador para quem procura uma recolocação profissional. Por isso, é preciso desenvolver algumas soft skills mais procuradas pelos empregadores, que podem ser úteis para conquistar a tão sonhada vaga.

Leia também

Esse artigo vai te mostrar as cinco principais. Analise cada uma delas e procure desenvolvê-las ao máximo, para que as suas chances de conquistar um emprego novamente sejam as maiores possíveis.

Mas o que são soft skills?

motivos que permitem falta no trabalho
Foto: Reprodução / Pexels

Podemos dizer que são habilidades comportamentais que têm relação com a forma que o profissional lida com as outras pessoas e até consigo mesmo, diante de diferentes contextos. As soft skills são bem mais difíceis de serem mensuradas, já que são mais subjetivas.

Ou seja, quanto maior for a capacidade psicológica do profissional de lidar com os mais variados tipos de situações, principalmente as mais adversas ou estressantes, mais aprimoradas são as suas soft skills, entendeu? Então, conheça as principais:

Confira as 5 soft skills mais procuradas pelas empresas

1. Comunicação assertiva

Essa é uma das soft skills mais procuradas pelos empregadores de todo o Brasil. O profissional que sabe se expressar de forma clara, assertiva, sem falhas, ruídos e sem duplas interpretações, pode se destacar dos concorrentes em qualquer processo seletivo.

Dentro ambiente corporativo é primordial estabelecer uma comunicação assertiva, já que essa habilidade pode evitar dores de cabeça, retrabalhos desnecessários, discussões, prejuízos e decisões equivocadas.

Se você pretende conquistar o emprego dos sonhos, essa soft skill não pode faltar em seu currículo. Fique atento a isso e procure desenvolver a sua habilidade de se comunicar assertivamente com os demais.

2. Bom trabalho em equipe

Outra das soft skills mais procuradas pelos empregadores é saber trabalhar em equipe. Aquele profissional que sabe e, sobretudo, consegue exercer um bom trabalho em equipe, seguramente tem um diferencial e tanto na hora de arrumar um emprego.

Afinal, de nada adianta ser extremamente capacitado e não gostar de trabalhar com pessoas, certo? Por isso, se você é um talento que tem dificuldade ou resistência de trabalhar em equipe, é melhor rever essa postura nada saudável.

Lembre-se de que você não vai trabalhar sozinho em nenhuma organização. Por isso, precisa exercitar essa soft skill, caso contrário, a sua carreira pode não decolar como esperava, combinado?

3. Boa gestão de tempo

Mais uma das soft skills mais procuradas pelos empregadores. Se você sabe ou consegue gerir bem o seu tempo, é bastante provável que tenha um bom emprego te esperando por aí no mercado.

A boa gestão do tempo é primordial para o funcionário ter uma produtividade satisfatória e alcançar os resultados esperados. Além disso, fazer uma gestão inteligente do seu tempo é um indicativo de responsabilidade e maturidade profissional.

Aquele funcionário que não tem nenhum compromisso com a empresa na qual trabalha e, por vezes, vive procrastinando a execução das tarefas, está fadado ao fracasso, em pouquíssimo tempo. Pode acreditar.

4. Soft skills mais procuradas pelos empregadores: proatividade

Quando o assunto é soft skills mais procuradas pelos empregadores, a proatividade nunca fica de fora. Um profissional proativo é extremamente bem-visto por qualquer empresa e tem grandes chances de ser contratado.

Afinal, agir proativamente diante de uma delicada situação, sem esperar ordens, é de grande valia dentro de um negócio. Por isso, se você é daqueles funcionários que ficam de braços cruzados esperando uma ordem para somente depois começar a agir, tome muito cuidado.

A proatividade indica maturidade por parte do profissional e é uma atitude extremamente benéfica para se alcançar os objetivos de toda organização. Dessa forma, não espere ser solicitado, aja.

5. Resiliência

Finalmente, a última das soft skills mais procuradas pelos empregadores. Resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar rapidamente a situações adversas, cenários estressantes ou mudanças inesperadas, sem esboçar nenhum tipo de sofrimento.

Um profissional resiliente costuma ser bastante disputado por grandes empresas, já que essa habilidade comportamental é importantíssima dentro do ambiente corporativo. Afinal, mudanças e situações pouco favoráveis fazem parte da rotina dos negócios. Por isso, a resiliência se faz necessário.

Se você não é e nem faz questão de ser resiliente em sua vida profissional, recomendamos rever esse conceito, já que a sua carreira depende exclusivamente dessa soft skill. Sem resiliência fica mais complicado enfrentar as adversidades do dia a dia.

E aí, o que achou das soft skills mais procuradas pelos empregadores? Agora é procurar desenvolvê-las da melhor forma possível e aumentar as chances de conquistar aquele emprego que tanto sonhou.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.