5 profissões ideais para quem é idoso e quer continuar trabalhando

Já passou dos 60 anos, mas não quer deixar o ócio tomar conta da mente? Conheça cinco profissões ideais para quem é idoso e quer continuar trabalhando.

Você já acumula mais de seis décadas de vida, trabalhou por mais de 30 anos, já se aposentou, mas quer continuar se mantendo ativo no dia a dia? É cada vez maior o número de pessoas inseridas nessa situação, em todo Brasil. Por isso, essa matéria vai te mostrar cinco profissões ideais para quem é idoso e deseja uma recolocação profissional.

Seja para complementar a renda da família ou somente pelo prazer de ter uma ocupação que lhe traga mais bem-estar, continue a leitura até o final para conhecer as opções de carreira que podem ser exercidas depois da aposentadoria.

Profissões ideais para quem é idoso

1) Consultor

Essa é uma das profissões que estão em alta e são ideais para quem é idoso. Depois de exercer a mesma função por décadas, você já cogitou a possibilidade de usar a experiência e o conhecimento adquiridos para auxiliar na carreira de quem está começando no mercado de trabalho?

É possível prestar consultoria para pessoas que sonham em atuar na mesma carreira que a sua. O Consultor é um especialista em alguma área do conhecimento e oferece aconselhamento, esclarece eventuais dúvidas dos clientes e até os auxilia na resolução de problemas.

Você pode fazer empresas ou profissionais alcançarem os resultados esperados, dependendo da sua dedicação na carreira como Consultor. E tem muita gente precisando daquela forcinha para alavancar os negócios, viu?

2) Síndico Profissional

Mais uma das profissões ideais para quem é idoso. A responsabilidade de um Síndico é garantir a segurança e o bom funcionamento de todas as áreas de um condomínio, seja ele residencial ou comercial, além de zelar pelo bem-estar dos moradores.

Caso nenhum condômino tenha interesse ou disponibilidade para se tornar o Síndico, é possível contratar um profissional de fora para assumir essa função, desde que tenha as competências necessárias que são exigidas.

Se você já foi Síndico do prédio onde mora (ou já morou) e tem noções de Contabilidade, Gestão de Pessoas e Administração, pode exercer essa função tranquilamente. É claro que algumas habilidades comportamentais também são necessárias para que os conflitos entre os moradores sejam solucionados.

3) Artesão

Você tem habilidades com trabalhos manuais e a criatividade como sendo a sua característica principal? Que tal começar a trabalhar como Artesão? Esse profissional é responsável pelo processo de produção manual de uma mercadoria, que vai desde a manipulação da matéria-prima até o seu formato final.

Existem inúmeras possibilidades de atuar como Artesão: tricô, bordado, costura, crochê, confecção de bijuterias, bolsas, acessórios, quadros, objetos de cerâmica, dentre outros. Você pode montar um ateliê em sua própria casa e comercializar os seus produtos.

Também é possível vender as suas mercadorias pela internet, em sites especializados. Dependendo da qualidade dos seus produtos e da procura por eles no mercado, dá para faturar um bom dinheiro trabalhando como Artesão, sabia? Pode apostar.

4) Escritor

Essa também está entre as profissões ideais para quem é idoso e quer continuar trabalhando. Se você tem conhecimentos específicos sobre alguma área, adora escrever, tem criatividade e domina bem o nosso idioma, já pensou em se tornar um Escritor? Opções de trabalho não faltam.

É possível escrever livros de literatura, didáticos, apostilas e até conteúdos para sites na internet. Tudo vai depender da sua área de atuação ou do seu interesse em aprender sobre algum assunto. E a demanda por Escritores está em alta no mercado, de uns tempos para cá.

Você pode trabalhar no conforto de casa, nos dias e horários que desejar. Basta ter um computador e conexão com a internet. Além de exercitar a sua mente, esse tipo de trabalho também pode ser bem remunerado, dependendo da sua demanda mensal. Pense nisso.

5) Representante Comercial

Por fim, a última das profissões ideais para quem é idoso. Se você tem habilidades de comunicação, sabe persuadir as pessoas e conhece as principais estratégias de vendas, a função de Representante Comercial deve ser cogitada.

Esse profissional precisa fazer a captação de clientes em potencial para uma empresa, por meio da apresentação dos produtos comercializados. Ele ainda negocia preços, estabelece a quantidade de itens em cada remessa e esclarece dúvidas, antes da elaboração do contrato de compra.

Para atuar nessa área não é exigida uma formação específica. Mas é recomendado que o Representante Comercial tenha o máximo de conhecimento sobre o produto que está vendendo e sobre técnicas de persuasão nos negócios. Afinal de contas, um diferencial a mais pode trazer o destaque esperado na carreira, certo?

E aí, qual das profissões ideais para quem é idoso você mais se identificou e teve vontade de exercer? Independentemente de qual seja a sua escolha, nunca deixe de levar em consideração as suas afinidades com o cargo. Boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.