Atualmente, milhares de concurseiros procuram maneiras de ter mais qualidade de vida e satisfação pessoal, em todos os âmbitos, além de preservar a saúde da mente. Por mais que isso possa parecer uma missão quase impossível, vamos te mostrar cinco dicas valiosas que podem facilitar esse processo em sua rotina de estudos.
Coloque todas elas em prática e viva o seu dia a dia um pouco mais perto da plenitude.
1. Reserve um tempinho do dia para se exercitar
Para se ter mais qualidade de vida e satisfação pessoal, é preciso cuidar da saúde física. O corpo humano não gosta de ficar estagnado, por isso, é preciso colocá-lo em movimento de forma constante.
Atividades físicas aeróbicas feitas com regularidade fazem um bem danado para o nosso organismo, além de deixar o cérebro mais oxigenado e ativo.
Por isso, se você se tornou um adepto do sedentarismo, que tal começar a suar a camisa diariamente? Você vai notar uma sensível melhora em sua concentração nos estudos, bem como na capacidade de aprendizado, que ficará nas alturas, já que a sua mente está sendo constantemente estimulada.
Exercícios físicos fazem o cérebro liberar endorfina, que é um hormônio ligado a sensação de bem-estar. Por isso, não deixe de se exercitar, combinado? Você terá muito mais energia para encarar a maratona de estudos. Pode acreditar.
2. Tente seguir um “cronograma” de sono
Não é novidade para ninguém que uma noite de sono bem dormida é primordial para que tenhamos mais saúde (física e mental) e disposição no dia seguinte para estudar ou trabalhar.
Por isso, procure estabelecer uma espécie de “cronograma” de sono, para que o seu corpo se acostume com ele. Lembre-se de que é durante o sono que todo conteúdo recém aprendido fica retido em nossa mente.
Procure ter horários regulares para dormir e acordar todos os dias, inclusive nos finais de semana, além de hábitos saudáveis que permitam ter um sono reparador. Assim como você tem hora marcada para começar e terminar os estudos, com o seu sono é a mesma coisa. O seu aprendizado agradece.
Tente dormir por, pelo menos, sete horas todas as noites e não levar as preocupações para a cama. Além disso, certifique-se de que o seu quarto esteja escuro o suficiente (para que aconteça a produção efetiva de melatonina, que é o hormônio do sono) e que você esteja confortavelmente deitado. A sua mente precisa descansar, concurseiro.
3. Não consuma todas as notícias e reportagens diárias
Para você ter mais qualidade de vida e satisfação pessoal, essa dica é importantíssima. Todos os dias, somos literalmente “bombardeados” de notícias ruins que podem afetar em cheio as nossas emoções. E isso pode atrapalhar a sua concentração nos estudos para as provas do concurso e, por consequência, o seu aprendizado.
Para o concurseiro conseguir aprender com a máxima eficiência, ele não deve consumir todas as notícias e reportagens diárias mostradas na mídia. Lembre-se de que a sua mente precisa estar leve e “limpa” para aprender o que, de fato, importa.
Manter-se informado é importantíssimo, já que vivemos em sociedade. Por isso, faça uma rigorosa seleção das notícias, sempre preferindo aquelas que agregam valor em sua vida ou aos seus estudos.
4. Dê atenção a quem te quer bem e te faz bem
Para ser ter mais qualidade de vida e satisfação pessoal, é fundamental que o concurseiro não deixe de dar a devida atenção para todas as pessoas que o querem bem e que, de uma certa forma, contribuem positivamente para o seu aprendizado.
Com a correria do dia a dia, muitas vezes, deixamos de estreitar as relações com as pessoas mais próximas e que temos uma maior conexão emocional. Por isso, você precisa exercitar esse saudável hábito, que pode ser de grande valia para o seu aprendizado.
Passar mais tempo ao lado de quem te deseja bem e te aceite, sem julgamentos, é sempre uma ótima escolha.
5. Antes de dormir, fique alguns instantes em silêncio
Você conhece a importância de fazer pequenas reflexões diárias? Para se ter mais qualidade de vida e satisfação pessoal, ficar alguns minutinhos em silêncio pode trazer uma indescritível sensação de paz a tranquilidade. E para quem está estudando para prestar concurso público, esse hábito é de grande valia.
Quando estiver se preparando para dormir, faça uma reflexão sobre como foi o seu dia, os seus pontos positivos, aquilo que fugiu do seu controle e todo o aprendizado efetivo. Procure fazer uma “limpeza” em sua mente de todo o negativismo e deixe o otimismo tomar conta dela. O seu bem-estar e aprendizado agradecem.