5 hábitos que podem destruir seu relacionamento e você não sabia

Certos hábitos podem destruir um relacionamento rapidamente, e devem ser evitados a todo custo. Confira cinco atitudes que não devem fazer parte da rotina de qualquer casal.

Um relacionamento nem sempre será um mar de rosas, mas isso também não significa que ele deva ficar marcado por experiências ruins. Uma vida a dois saudável e feliz exige de ambos os lados muito respeito, compromisso e amor, mas quais seriam os detalhes capazes de fazer esta fundação ruir? Existem, afinal, alguns hábitos que podem destruir um relacionamento, mas não são do conhecimento de todos.

continua depois da publicidade

Pensando nisso, reunimos abaixo cinco atitudes que podem acabar com qualquer relação. Confira quais são elas e busque evitá-las a qualquer custo.

1. Menosprezar momentos românticos

A fase da conquista de qualquer relacionamento é um sonho para a maioria dos casais. Os momentos românticos fazem parte da agenda dos dois, e maravilhar o parceiro ou parceira com demonstrações de amor torna-se fundamental. Passado este período, porém, é comum deixar de investir em momentos a dois, mas isso pode ser fatal para qualquer relação.

Leia também

Parar de comemorar aniversários de namoro ou de casamento e esquecer datas importantes, por exemplo, pode destruir um casal. Com a rotina, é comum se acostumar com a convivência, e o dia a dia é corrido o suficiente para que não sobre muito tempo para qualquer outra coisa. Contudo, sair para jantar, ir ao cinema ou simplesmente permanecer na companhia um do outro pode mudar o jogo.

continua depois da publicidade

Até mesmo pequenos gestos românticos já ajudam a manter a relação em pé, como um beijo de boa noite ou de despedida, assistir um filme juntos em casa e elogiar a pessoa que está junto com você.

2. Sobrecarregar uma das partes

Para aqueles que já vivem juntos, manter as tarefas em ordem é fundamental para fazer o lar funcionar. Contudo, muitos ainda acreditam que cuidar de casa é papel de um gênero específico, ou deve ser de responsabilidade de uma só parte da relação. Mas o lar é um ambiente coletivo, por isso os dois devem assumir funções para manter o equilíbrio.

continua depois da publicidade

Alguém que trabalha fora e ainda deve resolver todos os problemas dentro de casa, por exemplo, está vivendo uma jornada dupla de serviço. Dividir as tarefas é uma forma de evitar que um dos lados fique sobrecarregado, e ainda dá vez para a harmonia.

3. Fazer “tratamento de silêncio”

Uma das partes mais importantes de qualquer relacionamento é a boa comunicação. Ao precisar resolver problemas, evitar discussões e dar ao parceiro ou parceira o tratamento de silêncio é uma atitude que pode ser fatal para a relação. As situações difíceis não devem jamais ficar pendentes, pois elas não irão sumir, mas sim se transformar em verdadeiras bolas de neve.

É preciso ter abertura com o parceiro, de modo que seja possível falar sem travas a respeito dos desagrados e atitudes que magoam um dos lados. Não é necessário concordar sobre tudo, mas sim fazer algumas concessões, sempre respeitando a opinião alheia. A felicidade de um casal, afinal, é em dupla.

continua depois da publicidade

4. Não dar abertura

Assim como no último tópico mencionado, um dos hábitos mais nocivos para qualquer relação envolve a falta de diálogo. A conversa é uma das formas mais simples de manter um relacionamento de pé, garantindo que ambos estão na mesma página. Isso, por sua vez, vai dos assuntos mais sérios até os mais supérfluos.

Hábitos simples, como perguntar como foi o dia, falar a respeito dos problemas da rotina e fazer comentários sobre coisas interessantes vistas na rua são fundamentais para a sobrevivência a dois. Não prestar atenção ou não mostrar interesse pelo outro pode afastá-lo rapidamente, e a partir de então, a relação poderá ruir.

5. Invalidar e reclamar do parceiro

Medir as palavras ao precisar fazer uma crítica é algo que deve ser levado em consideração por ambas as partes em um relacionamento. E as críticas, por sua vez, devem ser construtivas, visando a melhora em algum aspecto do parceiro. Contudo, é necessário saber quando falar, mas, principalmente, como fazê-lo.

Brigas, críticas e reclamações constantes são hábitos destrutivos para qualquer relação. É preciso lembrar que existem duas pessoas convivendo em um só espaço, que pensam e agem de forma individual. Assim, ter compreensão e lembrar do carinho em momentos como esses é crucial.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade