5 hábitos do dia a dia que podem envelhecer sua pele mais rápido

Alguns costumes diários podem acabar envelhecendo a pele de forma mais rápida. Confira quais são e tente evitá-los.

Envelhecer é um processo pelo qual todos passam. O corpo humano, inclusive, está preparado para sentir a ação do tempo e, com a pele não é diferente. De modo geral, o envelhecimento do organismo é associado à morte de células que acabam não se renovando como na juventude.

continua depois da publicidade

Alguns hábitos do dia a dia acabam sendo fatores cruciais, contribuindo de maneira acentuada para o envelhecimento mais rápido da pele. Uma vez nocivos à saúde, seria interessante seguir uma rotina diferente, para preservar a pele e não passar por um envelhecimento precoce.

Pensando nisso, o Concursos no Brasil listou 5 hábitos do dia a dia que podem envelhecer sua pele mais rápido. Confira a seguir.

Hábitos que podem envelhecer sua pele mais rápido

Algumas práticas do dia a dia acabam contribuindo para o envelhecimento mais rápido da pele. Confira:

continua depois da publicidade

1 – Não lavar o rosto todo os dias

O primeiro hábito do dia a dia que envelhece sua pele mais rápido é a falta de cuidado. Não lavar o rosto todo dia, implica o acúmulo de sujeira em seu rosto. Se usar produtos de maquiagem, caso muito comum, a falta de cuidados pode trazer piores consequências.

Neste caso, dormir de maquiagem e não se preocupar em lavar o rosto antes de dormir pode trazer um envelhecimento muito rápido da pele. Se for um fato recorrente, pode trazer um envelhecimento de anos de forma muito precoce.

continua depois da publicidade

2 – Não fazer uso do filtro solar

A pele é uma parte muito sensível do corpo humano e, por estar sempre em contato com os raios solares, ela pode sofrer muitos impactos. Nesse sentido, a falta de filtro solar na rotina diária pode trazer uma pele com aspecto da própria ação do tempo.

Caso opte pelo uso do filtro solar, o recomendado é o com fator FPS 30, próprio para ser usado durante o dia, trazendo proteção para o excesso do sol e prevenindo de doenças mais sérias, como o câncer de pele.

3 – Alimentação ruim

A alimentação é responsável pelo funcionamento do corpo. Nesse sentido, uma boa alimentação é imprescindível caso queira manter uma vida mais saudável e, assim, viver mais.

continua depois da publicidade

Assim, alimentos gordurosos e com muito açúcar são os primeiros colocados da lista de alimentos que fazem mal para a pele. Se a dieta for baseada neste consumo, a pele sofrerá mais rápido com o envelhecimento.

Por outro lado, os alimentos indicados pela maioria dos profissionais de saúde incluem aqueles que estimulam a produção de colágeno, como amoras e grãos.

4 – Consumo de cigarro

As substâncias tóxicas presentes no cigarro provocam o ressecamento e envelhecimento precoce da pele. Todavia, o contato com a fumaça do cigarro também ajuda na perda de elasticidade do tecido.

O consumo de cigarro também é responsável pela redução do fluxo sanguíneo da pele, impedindo os tecidos de receberem o oxigênio adequado. Nesse sentido, o envelhecimento da pele se dá por meio de rugas que aparecem pelo rosto.

5 – Uso em excesso de bebidas alcoólicas

O álcool é um dos grandes inimigos da região cutânea. O consumo em excesso desta substância pode potencializar o envelhecimento da pele de forma muito acelerada e quase que definitiva.

Bebidas alcoólicas também são responsáveis por deixar a pele grossa, áspera e desidratada, além de dar todo um ar de cansaço ao semblante (o que influencia direto na pele) da pessoa.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade