5 grandes utilidades do algodão que vão te ajudar muito no dia a dia

Seja utilizado em roupas ou até mesmo em cuidados com a beleza, o algodão é muito útil no cotidiano. Continue lendo e confira algumas de suas funções.

O algodão está presente no planeta há milênios, inclusive há indícios do seu uso por volta de 4.500 a.C. Assim, é muito comum que as pessoas tenham sempre pedaços de algodão guardados em suas casas, mas nem sempre sabem as diversas utilidades que ele possui. 

Além dos usos mais comuns na confecção de roupas, na remoção de esmaltes de unha e na maquiagem, ele também serve para facilitar e resolver alguns problemas domésticos em nossa casa.

Vale ressaltar ainda que o algodão é responsável por uma das principais cadeias de produção mundial. Isso porque, ele corresponde a uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) Brasil. Além disso, sua grande produtividade gera direta e indiretamente oportunidades de empregos a milhões de brasileiros.

Em suma, o algodão é usado em diversos setores que muitas pessoas desconhecem, como até na medicina e na fabricação de explosivos. Veja a seguir 5 utilidades do algodão que vão trazer benefícios no seu dia a dia.

5 funções do algodão que você provavelmente não conhecia

1. Auxilia no tratamento dentário

Não há nada pior que sentir uma dor de dente. Desse modo, o algodão é capaz de trazer um alívio nas dores de dente enquanto você marca uma consulta com o dentista.

Assim, basta colocar uma bola de algodão no dente ou na gengiva após ela ser molhada com uísque, extrato de baunilha ou óleo de cravo que servem para amenizar a dor enquanto você aguarda o tratamento adequado.

2. Auxilia na limpeza e organização de joias

O algodão também pode ser utilizado na limpeza de joias. Se você possui anéis folheados a ouro, por exemplo, que estão escurecidos, você pode passar um pouco de pasta de dente no algodão e esfregar sobre a joia para obter maior brilho e limpá-la.

Além disso, para evitar que as joias fiquem entrelaçadas, você pode usar o algodão para mantê-las separadas na hora de organizar e guardar os seus pertences.

3. Atua no combate ao mofo

É bastante comum, principalmente em banheiros, o acúmulo de mofo nos cantos das paredes. Dessa forma, para evitar esse problema, você pode molhar pedaços de algodão em água sanitária e espalhá-los em alguns pontos estratégicos do banheiro e deixá-los no ambiente sobre o mofo por algumas horas. Após o período, basta retirar a fibra e enxaguar o local com água morna.

Ainda, o algodão também pode auxiliar a combater o mofo em livros que ficam em estantes. Nesse caso, é necessário espalhar o algodão em pequenas bolas embebido com terebintina (que é uma espécie de solvente de tintas) e colocá-las próximo aos livros, porém é preciso fazer a troca da fibra a cada dois meses.

4. Previne contra dores e machucados nos pés

O algodão também é capaz de evitar que sandálias, tênis ou sapatos machuquem os seus pés. A dica, nessa situação, é colocar um pedaço de algodão sobre a ferida para amenizar a dor ou sobre o local que costuma machucar e causar o surgimento de bolhas, e prendê-lo com um curativo adesivo.

5. Pode ser usado na geladeira

Por fim, a fibra também pode ser usada para deixar um cheiro agradável na geladeira. Após verificar se não há nenhum produto estragado dentro dela, basta umedecer um pedaço de algodão com extrato de baunilha e colocá-lo dentro de um copo no interior do eletrodoméstico.

Como plantar algodão em casa?

A colheita do algodão ocorre geralmente no outono e o plantio na primavera, quando as temperaturas começam a subir. Antes de plantar é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Mergulhe as sementes na água levemente morna um dia antes de semear;
  2. Você pode plantar em um vaso ou diretamente no solo no quintal de sua casa;
  3. Se o vaso for grande você pode adicionar várias sementes distribuídas pelo recipiente, fazendo um pequeno buraco antes de introduzi-las;
  4. Se o vaso for pequeno, colocamos 2 sementes por buraco, porque às vezes acontece que uma não germina;
  5. Depois, basta regar constantemente, mas nunca em excesso, e deixar o vaso exposto ao sol;
  6. A semente levará de 1 a 2 meses para germinar.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.