5 grandes utilidades da borra do café no dia a dia

Ao invés de descartá-la, conheça algumas grandes utilidades da borra do café no dia a dia e insira-a em sua rotina.

Não existe alguém que resista a um bom café coado. Uma marca nacional, esta bebida está entre as mais populares de todas, mas é comum que a borra que sobra seja jogada fora sem muito questionamento. O que muitos não sabem, porém, são das grandes utilidades da borra do café no dia a dia.

A borra de café é o que sobra do pó que fica no coador após passar a bebida. Apesar de normalmente ser descartada, este resto pode sim ser reaproveitado – e em mais de uma maneira.

Os novos fins do material são extremamente positivos para o meio ambiente, visto que após ser jogada no lixo, a borra se decompõe e libera gases do efeito estufa, como o metano. O efeito pode ser 20 vezes mais potente que o do CO2 no aquecimento global.

Para entender mais sobre o que pode ser feito, confira abaixo as grandes utilidades da borra do café no dia a dia.

As grandes utilidades do café no dia a dia

1. Adubação natural

Esta é uma das formas mais clássicas de lidar com a borra de café. Afinal, o material funciona como adubação natural pelo fato da borra ser rica em nitrogênio, um dos principais macronutrientes que alimentam as plantas. Da mesma forma, ela ainda previne certas pragas, como caracóis e lesmas.

Caso tenha uma composteira em casa, o processo é ainda mais fácil. Basta inserir um pouco da borra e equilibrar os nutrientes da compostagem. É importante tomar cuidado para não exagerar, criando uma camada muito grossa; isso pode prejudicar a irrigação, por dificultar a passagem de água.

A borra pode ser utilizada como um fertilizante suave. Só é necessário misturá-la com água, em uma proporção de 100 gramas de borra para um litro de água. A partir de então, borrife a mistura em vasos ou canteiros.

2. Eliminadora de maus odores

Pesquisadores do City College de Nova York descobriram que o nitrogênio no café também ajuda a eliminar gás sulfúrico, responsável por deixar cheiros desagradáveis no ambiente. Assim, uma boa dica é colocar a borra em meias usadas, pendurando-as onde o odor estiver mais forte.

Outra boa ideia é colocá-la em ralos e pias, lugares onde os cheiros fortes também podem incomodar. A borra também pode ser utilizada para tirar odores das mãos, como o alho após cozinhar. É só esfregá-la nas mãos antes do sabonete e pronto.

3. Limpadora de panelas

A borra serve até mesmo como um esfoliante caseiro. Na hora de lavar a louça, este elemento é ideal. Por ser abrasiva, ela funciona bem como um produto de limpeza, ajudando a tirar a gordura das panelas. Só é preciso colocá-la na esponja e usar junto do detergente.

4. Máscara de skincare

Estas sobras possuem vários benefícios para a pele. A borra possui componentes importantes para a saúde da pele, como o ácido linoleico, que ajuda a reduzir o ressecamento. Ele produz hidratação, pelo fato do grão estimular a produção de colágeno e elastina, reduzindo as linhas de expressão.

Após passar aquele café, aproveite o resto no coador para fazer uma boa máscara facial. Só é preciso unir a borra com outros ingredientes potencializadores, como mel e ovo. Ao lavar, o grão pode esfoliar a pele, removendo as células mortas.

Apesar de seu uso no cuidado da pele, é preciso tomar cuidado. Alguns tipos de grão de café podem danificá-la ao invés de ajudar. O café moído por máquina, por exemplo, pode ser abrasivo, por não ser fino da forma correta. Este tipo de esfoliante também não é recomendado para peles acneicas, já que pode causar irritação.

Em caso de dúvidas, sempre consulte uma dermatologista. Nosso texto tem caráter meramente informativo.

5. Repelente de mosquitos

O café ainda tem propriedades que ajudam a agir como repelente contra certos mosquitos, como as fêmeas do mosquito-tigre-asiático, um dos vetores de doenças perigosas como zika, dengue e chikungunya.

Neste caso, basta espalhar a borra em locais focos de mosquito, como vasos de plantas.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.