Você provavelmente já ouviu falar de Feng Shui. Mas você sabe como funciona? Essa é uma técnica chinesa que serve para harmonizar os ambientes, buscando trazer boas energias e prosperidade para a casa. Organizar e decorar os cômodos fazem parte dessa prática de cuidado com o ambiente onde vivemos.
A partir disso, é possível fazer com que o lar se torne o refúgio para onde voltamos depois de longos dias de trabalho. O Concursos no Brasil reuniu cinco dicas de o que fazer para renovar a casa e deixá-la mais leve. Confira:
1. Limpeza e manutenção
O primeiro passo para atrair boas energias para dentro de casa é manter os ambientes limpos, organizados e livres de tralhas. Um espaço bagunçado e poluído pode aumentar o estresse e não deixar com que você relaxe. Além de limpar chão, estantes e decorações, procure se livrar de objetos quebrados ou estragados.
Ao fazer isso, você torna o espaço mais confortável e agradável e, no processo, ainda organiza a própria mente. É importante também manter as portas dos cômodos e, principalmente, a da entrada bem cuidadas, sem obstruções e reformadas. Outra boa maneira de fazer manutenção das energias é renovando as cores das paredes.
2. Cores com propósito
No Feng Shui, as cores possuem significados e refletem o estado de espírito do morador da casa. Sendo assim, elas podem mudar ao longo do tempo. Você pode usar as cores nas paredes, almofadas, objetos decorativos e até mesmo nas flores e plantas. Veja como as cores podem influenciar no ambiente:
- Amarelo: boas energias, vitalidade, saúde, alegria, comunicação e sorte;
- Azul: calma, harmonia e paz;
- Verde: renovação, esperança e tranquilidade;
- Cinza: equilíbrio;
- Rosa: felicidade, romance e intenções puras;
- Vermelho: força, vigor, energia e paixão;
- Preto: sabedoria, profundidade e conexão espiritual;
- Marrom: tradição e respeito.
Pessoas mais minimalista tendem a optar por cores mais sóbrias e preferem paredes brancas, por exemplo. Mas é preciso ficar atento a essa cor. Ao mesmo tempo que ela fala de pureza, também pode trazer ansiedade se usada em excesso em ambientes muito grandes.
3. Plantas e flores
A presença de plantas e flores dentro de casa ajuda a criar uma ligação com a natureza, espantando as energias. O cultivo de plantas ajuda as pessoas a entrar num equilíbrio físico e mental. Isso porque, de acordo com o Feng Shui, elas servem para nutrir e curar as energias.
É importante que ao colocar plantas e flores dentro de casa, você deve cuidar muito bem delas de acordo com as necessidades de cada uma. Assim, elas irão transmitir energia vital de crescimento, compaixão, bondade e flexibilidade para os ambientes. A planta jade, a espada-de-são-jorge e as samambaias são ótimas opções.
4. Velas aromatizadas
Cada vela aromatizada possui propriedades específicas que limpam a casa das más energias, aliviam dores e ajudam a melhorar a condição física e mental. Além disso, deixam o ambiente perfumado e mais confortável. Veja o que cada aroma pode trazer para o seu lar:
- Alecrim: aumenta o bom humor e a concentração;
- Camomila: alivia o estresse e ajuda com a insônia;
- Cravo: estimula autoconfiança e coragem;
- Eucalipto: trabalha como antirreumático, analgésico e descongestionante;
- Lavanda: fortalece o sistema imunológico e acaba com a indisposição.
Vale ressaltar que as velas brancas por si só já atrai boas energias para a casa.
5. Luz natural
As luzes das lâmpadas são muito úteis no dia a dia, mas, assim como as telas dos aparelhos eletrônicos, elas podem cansar a visão. Por isso, é importante que, durante o dia, você deixe o máximo de luz natural entrar na sua casa. O sol da manhã traz paz, tranquilidade e renova as boas energias da casa.
É importante saber que a luz solar também serve com fonte de vitamina D, ajudando na vitalidade dos moradores da casa e evitando com que fiquem doentes. Além disso, ao deixar o sol iluminar os espaços durante o dia, você ainda consegue diminuir os gastos com eletricidade.