5 coisas que você NUNCA deve fazer no WhatsApp – e ainda não sabia

Compartilhar informações sensíveis, links suspeitos e não reforçar a segurança da conta podem ser grandes problemas no futuro.

O WhatsApp é facilmente uma das melhores ferramentas de comunicação da atualidade. É difícil encontrar uma pessoa sequer que não utilize os serviços da plataforma. Afinal, manter o contato com os outros é essencial, seja por fins pessoais ou profissionais. Contudo, a praticidade oferecida pelo aplicativo pode ser perigosa, principalmente pela facilidade de compartilhar informações e clicar em correntes suspeitas.

Leia também

Assim, determinadas atitudes comuns do usuário podem estar prejudicando sua própria segurança no aplicativo. Enviar dados sensíveis, clicar no que não deve e não reforçar a privacidade podem causar problemas difíceis de resolver no futuro.

Para evitar tais situações, ficar atento ao que é compartilhado por meio da ferramenta é a melhor forma de utilizá-la sem precisar esperar pelo pior. Tomar certos cuidados específicos é a melhor forma de ter a melhor experiência com o WhatsApp.

Veja o que você não deve fazer no WhatsApp

1. Compartilhar links suspeitos

Não existe controle dos links que são repassados constantemente no WhatsApp. Isso significa que abrir toda e qualquer informação enviada pode se tornar uma dor de cabeça, principalmente quando ela é compartilhada.

Deste modo, caso algum link seja enviado por um desconhecido ou pessoas com quem possui pouco contato, é válido desconfiar. Da mesma forma, repassar sem ter confiança da mensagem não é aconselhável, já que outros podem cair na mesma cilada.

2. Usar a versão web do WhatsApp em computadores não confiáveis

O WhatsApp Web é uma ferramenta extremamente prática para quem não pode conferir o celular com frequência, e ainda passa muito tempo no computador. Contudo, é importante evitar utilizar o serviço em máquinas de outras pessoas ou que sejam de uso coletivo.

Afinal, qualquer um pode visualizar as mensagens de uma conta que ainda esteja logada caso, por um descuido, o usuário não saia da conta. Além disso, em computadores, o perfil corre risco de ser exposto a sites falsos e softwares maliciosos que podem roubar seus dados.

3. Não ativar a verificação em duas etapas

A segurança no aplicativo é essencial, e ela pode ser reforçada por meio da autenticação em duas etapas. Assim, sempre que existir uma tentativa de verificação do número, ela precisará ser acompanhada de uma senha de seis dígitos feita pelo usuário. A ferramenta impede possíveis roubos de dados e contas hackeadas.

4. Compartilhar informações sensíveis com outros contatos

De acordo com o WhatsApp, a tecnologia do aplicativo protege mensagens e chamadas de modo automático por meio da criptografia de ponta a ponta. Contudo, há a possibilidade de que o serviço ainda tenha algumas vulnerabilidades.

Por tal motivo, evitar trocar informações sensíveis por mensagem, como documentos, senhas e endereços, oferece ao usuário controle sobre sua segurança e também de seus contatos.

5. Desativar o backup automático do WhatsApp

O backup de conversas da ferramenta é a melhor forma de evitar que o usuário perca suas mensagens e arquivos caso o aparelho seja roubado ou perdido. Além disso, o recurso é simples de se utilizar, e permite que, no caso de troca de celular, nenhum dado importante seja excluído.

Para utilizá-lo, só é necessário ir em Configurações, Conversas e em Backup de Conversas, e então ativar ou configurar a função. Feito isso, tudo estará guardado para possíveis resgates.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.