5 coisas que você NUNCA deve fazer no WhatsApp – e ainda não sabia

Compartilhar informações sensíveis, links suspeitos e não reforçar a segurança da conta podem ser grandes problemas no futuro.

O WhatsApp é facilmente uma das melhores ferramentas de comunicação da atualidade. É difícil encontrar uma pessoa sequer que não utilize os serviços da plataforma. Afinal, manter o contato com os outros é essencial, seja por fins pessoais ou profissionais. Contudo, a praticidade oferecida pelo aplicativo pode ser perigosa, principalmente pela facilidade de compartilhar informações e clicar em correntes suspeitas.

Assim, determinadas atitudes comuns do usuário podem estar prejudicando sua própria segurança no aplicativo. Enviar dados sensíveis, clicar no que não deve e não reforçar a privacidade podem causar problemas difíceis de resolver no futuro.

Para evitar tais situações, ficar atento ao que é compartilhado por meio da ferramenta é a melhor forma de utilizá-la sem precisar esperar pelo pior. Tomar certos cuidados específicos é a melhor forma de ter a melhor experiência com o WhatsApp.

Veja o que você não deve fazer no WhatsApp

1. Compartilhar links suspeitos

Não existe controle dos links que são repassados constantemente no WhatsApp. Isso significa que abrir toda e qualquer informação enviada pode se tornar uma dor de cabeça, principalmente quando ela é compartilhada.

Deste modo, caso algum link seja enviado por um desconhecido ou pessoas com quem possui pouco contato, é válido desconfiar. Da mesma forma, repassar sem ter confiança da mensagem não é aconselhável, já que outros podem cair na mesma cilada.

2. Usar a versão web do WhatsApp em computadores não confiáveis

O WhatsApp Web é uma ferramenta extremamente prática para quem não pode conferir o celular com frequência, e ainda passa muito tempo no computador. Contudo, é importante evitar utilizar o serviço em máquinas de outras pessoas ou que sejam de uso coletivo.

Afinal, qualquer um pode visualizar as mensagens de uma conta que ainda esteja logada caso, por um descuido, o usuário não saia da conta. Além disso, em computadores, o perfil corre risco de ser exposto a sites falsos e softwares maliciosos que podem roubar seus dados.

3. Não ativar a verificação em duas etapas

A segurança no aplicativo é essencial, e ela pode ser reforçada por meio da autenticação em duas etapas. Assim, sempre que existir uma tentativa de verificação do número, ela precisará ser acompanhada de uma senha de seis dígitos feita pelo usuário. A ferramenta impede possíveis roubos de dados e contas hackeadas.

4. Compartilhar informações sensíveis com outros contatos

De acordo com o WhatsApp, a tecnologia do aplicativo protege mensagens e chamadas de modo automático por meio da criptografia de ponta a ponta. Contudo, há a possibilidade de que o serviço ainda tenha algumas vulnerabilidades.

Por tal motivo, evitar trocar informações sensíveis por mensagem, como documentos, senhas e endereços, oferece ao usuário controle sobre sua segurança e também de seus contatos.

5. Desativar o backup automático do WhatsApp

O backup de conversas da ferramenta é a melhor forma de evitar que o usuário perca suas mensagens e arquivos caso o aparelho seja roubado ou perdido. Além disso, o recurso é simples de se utilizar, e permite que, no caso de troca de celular, nenhum dado importante seja excluído.

Para utilizá-lo, só é necessário ir em Configurações, Conversas e em Backup de Conversas, e então ativar ou configurar a função. Feito isso, tudo estará guardado para possíveis resgates.

Leia também

você pode gostar também

Relacionamento tóxico: estes 5 sinais indicam que a relação não é saudável

Fique por dentro dos cinco sinais que indicam que você está inserido em um relacionamento tóxico, o que não é nada saudável.

Saiba como lidar com pessoas “difíceis” usando a inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos pilares dos relacionamentos interpessoais, principalmente diante de pessoas desafiadoras, pois permite maior autocontrole e empatia.

Cargos em alta: veja 5 profissões da área de TI com grande oferta de vagas

Profissões de áreas como cibersegurança, gestão de dados e engenharia de software são cada vez mais promissoras.

Vença a procrastinação: ESTA técnica dos 5 minutos vai mudar sua vida

Se você é um concurseiro que vive procrastinando os estudos, a técnica dos cinco minutos vai acabar com este hábito.

Sinais de ansiedade no corpo: veja 18 sintomas comuns que merecem atenção

Desde tensão muscular até taquicardia e preocupação excessiva, a ansiedade se torna um problema quando começa a aparecer em níveis exagerados, prejudicando o organismo.

Você tem a Síndrome do Impostor? Estes 5 sinais te ajudam a identificar

Saiba reconhecer os sinais que podem indicar que você foi acometido pela síndrome do impostor, que é bastante comum em todo o mundo.