15 plantas que precisam de pouca água e são fáceis de cuidar

Se você é iniciante no universo da botânica ou simplesmente não passa muito tempo em casa, estas são sem dúvida as melhores opções, pois são plantas que precisam de pouca água e são muito fáceis de cultivar.

Gostaria de saber quais são as plantas que precisam de pouca água e são fáceis de cuidar? Pois bem, uma tendência na decoração de interiores, as plantas dão cor e alegria aos ambientes, nos ajudam a ficar mais relaxados e em contato com a natureza, e sempre combinam com o nosso lar.

continua depois da publicidade

Contudo, às vezes, a nossa rotina de trabalho, estudo e família faz com que dedicar tempo a nossas plantas não esteja entre nossas prioridades. Felizmente, algumas delas requerem pouca água e são fáceis de cuidar. Veja abaixo quais são as espécies mais resistentes e de baixa manutenção, e qual delas melhor se adapta ao seu estilo de vida.

Conheça as plantas que precisam de pouca água e são fáceis de cuidar

1. Suculentas

Leia também

As suculentas são plantas que sempre contêm uma boa quantidade de água em seu interior, o que lhes permite superar os períodos de seca e calor extremo. Além de armazenar água, elas reduzem a transpiração para melhor retê-la. É por isso que elas requerem poucos cuidados em casa.

2. Samambaias

Estas plantas suspensas ficam bem em qualquer lugar da casa. Gostam de umidade, mas é importante evitar regas excessivas para não apodrecer as raízes. Portanto, certifique-se de que seu vaso tenha vários orifícios embaixo para filtrar o excesso de água.

continua depois da publicidade

3. Lavanda

A lavanda é uma planta bastante resistente à seca que requer rega mínima. Ela pode crescer a pleno sol e é perfeita para quem quer uma planta de baixa manutenção que também forneça um perfume agradável.

4. Dracaena

A Dracaena é uma planta fácil de cuidar e que requer pouca água. Pode crescer em condições de luz forte ou baixa e é perfeita para quem deseja uma planta de baixa manutenção.

5. Jiboia ou hera-do-diabo

Epipremnum aureum, conhecida pelos nomes populares de jiboia ou hera-do-diabo, é uma das plantas de casa mais fáceis de cuidar. Ela ajuda a purificar o ar e a eliminar substâncias nocivas no ambiente, e requer pouquíssima água: só quando você nota que a terra está seca.

continua depois da publicidade

6. Filodendro-brasil

Esta linda planta suspensa é uma excelente trepadeira. Suas folhas são em forma de coração e de um verde profundo e lustroso. Quando são plantas maduras até produzem flores que trazem alegria ao espaço onde estão. Esta planta é extremamente resistente e tolera a seca, bem como é fácil de cuidar.

7. Planta-aranha

A planta-aranha é uma das plantas suspensas de interior mais fáceis de cuidar e uma das mais marcantes quando cresce. Principalmente porque suporta muito bem a seca, já que armazena água em suas raízes.

continua depois da publicidade

8. Rosário

O rosário é uma planta suculenta perene suspensa. Ou seja, armazena água em seu interior, o que significa que requer rega mínima. É uma planta muito original e peculiar nativa da África do Sul, que quando pendurada em um vaso dá aos seus ramos um aspecto transbordante e frondoso.

9. Glória-da-manhã

Plantas dessa espécie são muito fáceis de cultivar a partir de sementes, além de crescerem muito rápido. Isso as torna uma planta ideal para ter em casa. Assim, em alguns meses você terá lindas flores cônicas pálidas penduradas em um vaso que combinam muito bem com qualquer estilo de decoração.

10. Areca-bambu

Como as outras plantas da lista, a areca-bambu é fácil de cuidar e ajuda a eliminar as toxinas que podem estar no ar de nossa casa, ao mesmo tempo que fornece umidade.

11. Violeta-africana

As violetas-africanas, em particular, são uma das plantas mais resistentes. Por ser uma espécie nativa de uma área desértica, elas suportam muito bem as altas temperaturas. Portanto, também não precisam de muita rega.

12. Anêmonas

É composto por um tubérculo que o torna uma planta bastante forte quando se enraíza no solo. Quanto à irrigação, ela precisa de muito pouco apenas quando se vê seca e quando é regada deve-se deixar embeber perfeitamente até as raízes.

13. Cactos

Os cactos são conhecidos por sua capacidade de armazenar água, tornando-os uma excelente opção para quem deseja uma planta que exija pouquíssima rega. Eles vêm em uma variedade de formas e tamanhos e podem ser cultivados em ambientes fechados ou ao ar livre.

14. Yucca

A Yucca é uma planta do deserto que requer rega mínima. Pode crescer em condições de luz forte ou baixa e é perfeita para quem deseja uma planta de baixa manutenção.

15. Aloe vera

Por fim, esta é uma planta fácil de cuidar que requer pouca água. Com efeito, ela pode crescer sob luz forte e pode ficar sem água por longos períodos.

É importante ter em mente que, se você tem filhos ou animais de estimação, deve tomar cuidado ao selecionar plantas para sua casa. É fundamental verificar se a espécie é tóxica para evitar possíveis acidentes.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade