15 palavras idênticas, mas com significados diferentes no Brasil e em Portugal

As palavras idênticas, mas com significados diferentes no Brasil e em Portugal sofrem influência da cultura local em ambos os países.

No geral, a língua portuguesa possui diversos mistérios e pegadinhas ao redor da gramática e do vocabulário. Neste sentido, existem palavras idênticas com significados diferentes no Brasil e em Portugal, separando o idioma falado nos dois países, apesar das influências semelhantes.

Em resumo, esse fenômeno decorre do fato que a colonização portuguesa no Brasil passou por um processo de mistura de línguas.

Podemos citar, por exemplo, as indígenas e as africanas, sendo o tupi-guarani e o banto duas famílias de línguas muito influentes na construção do português brasileiro. Confira mais exemplos a seguir:

Palavras idênticas e com significados diferentes no Brasil e em Portugal

Fila x Bicha

11 palavras idênticas, mas com significados diferentes no Brasil e em Portugal
Foto: Reprodução / Pixabay.

A primeira palavra idêntica, mas com significados diferentes no Brasil e em Portugal é fila. Enquanto aqui no país é utilizada para referir-se a um “conjunto de pessoas alinhadas aguardando atendimento ou o ônibus”, a palavra utilizada em Portugal para referir-se a mesma coisa é bicha, e não é adotada como uma ofenda aos homossexuais.

Trem x Comboio

O termo trem, utilizado como forma de referir-se ao transporte público presente nas cidades com o modal ferroviário, e também como sinônimo de “algo, coisa ou item”.

Em Portugal, chama-se o trem de comboio, o que cria uma confusão porque o português brasileiro utiliza o termo comboio como um substantivo coletivo.

Comumente, chamamos de comboio um “conjunto de caminhões rodando juntos na rodovia”, ou então um “conjunto de motos e carros”.

Em Portugal, o comboio recebe esse nome porque o trem é formado por diversos vagões, como pequenos agrupamentos que constroem a totalidade do veículo.

Pão francês x Cacete

Outra palavra idêntica, mas com significados diferentes no Brasil e em Portugal é o tal do pão francês. Muito popular por piadas na internet, o país europeu chama esse alimento de cacete, o que também é comum entre os gaúchos, como o cacetinho.

Curiosamente, existe uma diferença entre o pão francês e o cacetinho, mas ambos são utilizados na região.

Canalha

Enquanto o brasileiro utiliza a expressão canalha como forma de se referir a uma “pessoa sem princípios, desonesta e desleal”, os portugueses utilizam-na como substantivo coletivo para um “grupo de crianças”.

Sendo assim, é comum referir-se a uma turma de estudantes, porém, não tem o valor de um xingamento.

Geladeira x Frigorífico

No Brasil, a geladeira é um dos eletrodomésticos mais famosos nas casas, pois é onde fica armazenada grande parte dos alimentos.

Em Portugal, o termo popular é frigorífico para referir-se a uma geladeira. Aqui no país, a expressão frigorífico também refere-se aos grandes congeladores utilizados em açougues para preservar as carnes.

Professor particular x Explicador

O brasileiro tem o costume de tratar o professor particular como um professor que oferece serviços específicos para um estudante.

Entretanto, os portugueses chamam esse mesmo profissional de explicador, porque as aulas particulares são conhecidas somente como explicações, e não lições ou aulas.

Carro conversível x Descapotável

De maneira semelhante, o que chamamos de carro conversível no Brasil é conhecido como descapotável em Portugal, porque o veículo não tem um capô tradicional ou permite a retirada.

Por isso, a expressão comum na terra portuguesa aborda o ato de retirar ou a característica de retirada dessa estrutura do automóvel.

Cavanhaque x Pera

Enquanto no Brasil, o cavanhaque é o termo utilizado para abordar o tradicional tratamento de barba, que deixa uma parte crescida e a ponta aparada no queixo. Também conhecida como barbicha aqui no país, os portugueses chamam o cavanhaque de pera.

Em resumo, acredita-se que o formato da fruta é semelhante ao formato do rosto da pessoa que opta pelo cavanhaque, com a parte de cima mais cheia de pelos faciais e a de baixo mais pontiaguda.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.