12 uvas no Ano Novo: confira a origem do ritual e o seu significado

No dia 31 de dezembro nos despedimos do ano velho e abraçamos um novo ciclo e muita gente repete uma tradição secular, ou seja, o costume de comer 12 uvas durante as doze badaladas.

Desde a antiguidade a celebração do Ano Novo é uma das festividades mais antigas e universais. Há milhares de anos e em todos os cantos da terra, o advento do Ano Novo é celebrado com simpatias, tradições e lendas para todos os gostos, desde as relacionadas com “amarras” de amor às que se referem a viagens e economia melhorias, embora a data desta celebração varie de acordo com as culturas e regiões.

Outros rituais durante a passagem do ano incluem, por exemplo, usar roupas íntimas coloridas para atrair dinheiro, amor ou saúde, pular sete ondas, beijar alguém, entre outras. Mas e o ritual de comer 12 uvas, como surgiu e o que representa? Leia e descubra a seguir.

Como começou a tradição de comer 12 uvas no Ano Novo?

Existem diferentes versões sobre o início desta tradição. A primeira diz que em 1880, a aristocracia espanhola fez um gesto um tanto absurdo: passou a imitar e zombar da sociedade burguesa da França, grupo reconhecido na época por certas excentricidades.

Os espanhóis começaram a comer uvas e beber vinho durante essas festividades, à semelhança do que faziam os franceses. Com isso, em 1882, a imprensa e os jornais popularizaram o que consideravam um acontecimento estranho, mas ‘cativante’: comer uvas em dezembro. O que começou como uma brincadeira, segundo essa teoria, acabou virando um ritual tradicional em um bom número de países do mundo.

Outra versão afirma que em 1909 os produtores de Alicante, sudeste da Espanha, tinham uma safra excedente de uvas-brancas chamadas Aledo. Vindo de uma colheita abundante, essa fruta passou então a simbolizar prosperidade.

Ao mesmo tempo, os produtores viram neste momento uma oportunidade de boa sorte, pois lhes deu a oportunidade de vender as uvas, destacando que um momento melhor viria com eles. Com efeito, as pessoas decidiram guardá-las para a ceia de Ano Novo e comê-las momentos antes do fim do ano.

O que significa comer 12 uvas no Ano Novo?

Segundo diversas culturas, a uva é uma fruta que, ao longo dos anos, tem sido associada à boa sorte, fartura e até espiritualidade. Com o passar dos anos, essas crenças ganharam cada vez mais força, por isso, hoje essa é uma tradição que representa a energia positiva para receber o ano novo. Além disso, em textos bíblicos e religiosos, as uvas representam crescimento pessoal, saúde, novas ideias e prosperidade.

No Brasil, a tradição é comer uvas verdes quando o relógio bater meia-noite no dia 31 de dezembro, no entanto, em outros países da América Latina, e mesmo na Europa, espalhou-se o costume de comer uvas-passas. Isso se deve principalmente ao fato de que, em grande parte desses países, a safra de uvas para o final do ano não é alta.

Desse modo, o significado desse ritual é simples; cada uva representa um desejo ou, na sua falta, um objetivo para o novo ano. Acredita-se também que as uvas simbolizam os 12 meses do ano.

É difícil conseguir comer todas as 12 uvas em um minuto, mas se conseguir, acredita-se que terá sorte o ano todo. Então prepare-se para tentar comê-las todas em 60 segundos, pois isso pode ser um bom presságio para o que o espera em 2023.

Como fazer o ritual?

Em suma, o ritual diz que deve ser feito da seguinte maneira:

  1. Sirva as 12 uvas em um prato para cada membro da família. Outras pessoas decidem colocá-las na taça que depois encherão com champanhe.
  2. Em seguida, coma uma uva ao som de cada batida da meia-noite. Uma curiosidade é que em alguns países essas frutas são chamadas de “as uvas do tempo”.
  3. Faça um desejo comendo cada uva. Os 12 desejos representam os 12 meses do ano seguinte. Isso implica que as uvas devem ser bem escolhidas, preferindo aquelas que não têm sementes e são de tamanho médio para poder comê-las com mais facilidade e rapidez.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.