12 dicas para se dar bem durante a entrevista de emprego

Uma pessoa proativa tem grandes chances de ser dar bem em sua carreira profissional, por isso, essa qualidade é uma das mais procuradas pelas empresas no mercado.

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido nos últimos anos, já que a demanda é infinitamente maior do que a oferta de vagas. Para você se destacar dos outros candidatos durante o processo seletivo, preparamos 12 dicas valiosas para se dar bem durante a entrevista de emprego.

Dicas

Capriche no currículo

Um currículo precisa ser atrativo para os olhos de quem o lê. Por isso, faça um breve resumo das suas qualificações e experiência profissional, destacando as mais relevantes. Currículos muitos extensos devem ser evitados. Atenção quanto aos erros de português e não se descuide da formatação desse importante documento.

Confie em si mesmo

Demonstrar insegurança durante a entrevista de emprego pode reduzir bastante as suas chances de ser selecionado para a vaga em aberto. Afinal de contas, nenhuma empresa está interessada em contratar um funcionário que não transmite segurança em suas palavras e ações.

Atenção quanto ao seu visual

Sabe aquele ditado que diz: “A primeira impressão é a que fica”? Ele faz todo sentido nesse contexto e, por isso, faz parte das dicas para se dar bem durante a entrevista de emprego. O candidato precisa causar uma excelente impressão quanto à sua aparência.

O uso de trajes formais, sem nenhum tipo de excesso, é o mais indicado por especialistas.

Não fale demais

Candidatos que falam pelos cotovelos podem passar uma péssima impressão até para os outros concorrentes. Falar demais durante uma entrevista de emprego pode fazer você cair em contradição ou se enrolar com suas próprias palavras.

Seja comedido e fale somente o necessário, sem prolongar demais o assunto para o entrevistador não achar que você está querendo impressionar.

Pesquise sobre a empresa e o cargo disputado

Essa é outra dica para você se dar bem durante a entrevista de emprego. Imagine você ser convocado para participar de um processo seletivo e chegar na empresa sem ao menos saber o nome dela direito ou o seu ramo de atuação. Além de pegar mal, pode passar a impressão de que você não tem interesse em trabalhar lá.

Dessa forma, obtenha o máximo de informações sobre a empresa e a vaga disputada.

Esteja preparado para encarar perguntas difíceis

É claro que não se pode prever as perguntas que o recrutador irá fazer durante uma entrevista. Por isso, o candidato deve estar preparado para responder perguntas difíceis, principalmente sobre as suas habilidades comportamentais e até sobre a empresa em si.

Por isso, esteja emocionalmente preparado e munido do máximo de informações sobre a cultura da organização.

Demonstre interesse

Não existe nada mais desagradável para um recrutador do que entrevistar um candidato que parece não demonstrar interesse em trabalhar na empresa. Para aumentar suas chances de se tornar o mais novo talento contratado, demonstre interesse e mostre como o seu trabalho poderá ser útil para a organização.

A apatia está longe de ser saudável.

Cuidado com a linguagem

Mais uma das dicas sobre como se dar bem na entrevista de emprego. Tenha um cuidado especial com o seu vocabulário. Jamais use gírias, atente-se para não falar palavras de forma errada ou usar uma linguagem informal demais.

Lembre-se de que você não está conversando com os seus amigos, mas sim com um entrevistador que pode lhe dar uma chance de conseguir um emprego.

Demonstre proatividade na dinâmica de grupo

Uma pessoa proativa tem grandes chances de ser dar bem em sua carreira profissional, por isso, essa qualidade é uma das mais procuradas pelas empresas no mercado.

Caso você esteja participando de uma dinâmica de grupo durante o processo seletivo, demonstre a máxima proatividade, fechado?

Tenha postura

Sentar-se de qualquer jeito na cadeira na hora da entrevista ou fazer determinados gestos, pode pegar muito mal. Se você quer se dar bem durante a entrevista de emprego, tenha uma postura adequada e coerente com aquele momento decisivo e extremamente importante.

Estude as perguntas mais comuns

Quais são os seus pontos fortes e fracos? Por que você tem interesse em trabalhar aqui? Quais são as suas principais conquistas? De que você se orgulha em sua vida profissional? Onde você deseja estar daqui a 5 ou 10 anos?

Fique atento para perguntas desse tipo na hora da entrevista.

Mostre os seus diferenciais

A última das dicas para se dar bem durante a entrevista de emprego é mostrar os seus diferenciais para o recrutador. Ou seja, como você pode agregar valor no dia a dia da organização através das suas habilidades técnicas e comportamentais.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.