11 leis bizarras que realmente existem ao redor do mundo

Em certos países, morrer, emprestar o aspirador de pó, mascar chicletes e até mesmo comer algumas frutas já foi proibido. Conheça algumas das leis bizarras ao redor do mundo.

Leis são questões essenciais para manter uma sociedade organizada. Apesar das normas terem variações dependendo do país, existem algumas leis bizarras em determinados locais que são difíceis de escapar do radar mundial. Igualmente, não se perguntar a respeito do que teria impulsionado a aprovação de certas ordens é improvável.

Para entender mais sobre algumas leis estranhas que realmente existem ao redor do mundo, confira abaixo uma lista cheia de excentricidades.

11 leis bizarras ao redor do mundo

1 – Lei que proíbe a construção de castelos de areia na praia

Sim, esta lei existe. Em algumas praias da Espanha, é proibido construir grandes castelos e estátuas de areia no local.

Pelo fato de alguns artistas criarem esculturas magníficas em reprodução de obras famosas, a brincadeira acabou sendo proibida. A partir de então, apenas castelos pequenos e comuns passaram a ser permitidos.

2 – Proibido beijar em estações de trem

Na Inglaterra, esta lei é enfatizada por diversas placas. Beijos são expressamente proibidos em estações de trem nas terras inglesas.

A preocupação do governo é de que este tipo de despedida calorosa possa provocar atrasos nos trens, algo que remete a outro ponto essencial da vida dos ingleses: a pontualidade.

3 – Chiclete banido

Você sabia que o chiclete é proibido em Cingapura? O doce foi banido no país em 1992. A justificativa para a criação desta lei foi os riscos à saúde e os danos ao meio ambiente que ele poderia causar.

Além disso, o país possui grande preocupação a respeito da produção de lixo das embalagens e do próprio alimento, que demora muitos anos para se decompor.

4 – Fazer trilha sem roupa

Este tipo de lei poderia até mesmo ser uma questão de senso público, mas no caso da Suíça, precisou ser enfatizada de forma governamental.

A decisão foi tomada após um alemão e um suíço terem feito uma trilha sem roupa, uma década atrás. Com base na política do país, as leis de indecência pública também valem para as florestas.

5 – Casamento simplificado

Certos países como o Brasil possuem uma burocracia extensa quando se trata da união matrimonial. Na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o processo é tão simples que chega a ser bizarro.

No estado, se um casal entrar em um hotel e pedir um quarto de casal para se hospedar, já podem se considerar legalmente casados.

6 – Proibido emprestar o aspirador de pó

Esta é uma das leis bizarras que menos possui explicação. No Colorado, nos Estados Unidos, emprestar o aspirador de pó aos vizinhos é ilegal. O motivo? Ninguém sabe ainda, já que não foi registrado no código penal do município.

7 – Enfiar o dedo dentro do nariz

A constituição israelense decreta que, aos sábados, não é permitido enfiar o dedo dentro do próprio nariz. Esta lei é válida para todos os homens que seguem a fé judaica, mas os demais cidadãos estão isentos.

O motivo é que o ato pode gerar sangramentos, algo que viola o código de santidade religiosa.

8 – Proibido morrer

Uma das leis mais estranhas de todas, no município de Laranjon, na Espanha, já foi proibido até mesmo morrer. Ela foi oficializada em 1999, após o prefeito Jose Rubio proibir as pessoas de morrerem na cidade, já que o cemitério estava lotado.

Esta proibição durou até a prefeitura encontrar um novo terreno para construir outro cemitério.

9 – Abaixo às melancias

Este decreto quase cômico vem do interior paulista, em Rio Claro. Durante o período de 1894 a 1991, comer melancia era expressamente proibido. Na época, muitos acreditavam que a fruta transmitia doenças como tifo e febre amarela.

10 – Banho obrigatório

Com mais uma adição às leis bizarras norte-americanas, no Kentucky, ficou determinado que todo cidadão é obrigado, por lei, a tomar pelo menos um banho por ano. Ao contrário, não será permitido permanecer em liberdade no território.

11 – Napoleão Bonaparte

De forma que seja possível preservar a memória de Napoleão Bonaparte, na França, é proibido batizar porcos com nome de Napoleão.

Além disso, das 8h às 20h, 70% das músicas tocadas em rádios do país devem ser obrigatoriamente de músicos franceses. O país certamente gosta de prezar pelo orgulho nacional.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.