11 coisas que aumentam a vida útil do seu carro; aplique desde agora

Faz questão de ter um automóvel sempre bem cuidado? Conheça as 11 coisas que aumentam a vida útil do carro.

A manutenção preventiva de um veículo sai bem mais em conta e pode evitar muita dor de cabeça, além de altos gastos no futuro. Se você quer manter o seu automóvel sempre seguro no dia a dia, essa matéria selecionou 11 coisas que aumentam a vida útil do carro.

Preste atenção em todas elas e não negligencie nenhuma das dicas abaixo. Afinal, ninguém merece ficar parado no meio da estrada por falta de cuidados específicos com o carro que foram ignorados, certo? Então, confere aí.

Veja o que pode aumentar a vida útil do seu carro

1) Revisões periódicas

Essa é uma das coisas que aumentam a vida útil do carro. A maioria dos motoristas se esquece de fazer revisões periódicas em seus veículos, que devem acontecer a cada 10 ou 15 mil km rodados.

É preciso fazer uma inspeção das principais peças de desgaste e trocá-las, caso seja necessário. Todas as montadoras recomendam um plano de manutenção preventiva. Não deixe de segui-lo, combinado?

2) Coisas que aumentam a vida útil do carro: Calibragem dos pneus

Muitos proprietários acabam se esquecendo de calibrar periodicamente os pneus do carro e passam meses sem fazer isso. Pneus murchos fazem aumentar o consumo de combustível e podem até danificar a suspensão.

A calibragem correta e indicada pelo manual do fabricante oferece mais segurança aos ocupantes e estabilidade para o veículo durante as viagens.

3) Bateria e sistema elétrico

Mais uma das coisas que aumentam a vida útil do carro. A bateria também é outro item negligenciado por muitos motoristas. Pelo menos uma vez a cada seis meses, é necessário fazer uma revisão nesse componente e em toda parte elétrica do carro.

Leve o seu veículo a uma autoelétrica de confiança para que sejam inspecionados eventuais danos na bateria e a realização de testes em todo o circuito elétrico. Muitas vezes, a simples de troca de um fusível pode evitar uma pane no automóvel.

4) Troca do líquido de arrefecimento

Essa também é uma das coisas que aumentam a vida útil do carro. Os cuidados com o radiador vão muito além de somente verificar o nível do líquido de arrefecimento. Geralmente, a cada 20 mil km, é preciso trocá-lo totalmente.

Com o tempo, esse líquido é contaminado por resíduos que podem causar severos danos ao motor. Por isso, não deixe de levar o seu carro a uma oficina especializada para fazer a troca, fechado?

5) O óleo do motor não é vitalício

Muitos proprietários acham que é desnecessário trocar o óleo do motor do carro. A maioria dos veículos exige a troca total desse fluído a cada 10 mil km rodados.

A cada troca de óleo, também é preciso trocar o filtro. Use sempre o óleo indicado pela montadora. Mesmo que o seu veículo rode pouco, essa ação é necessária, pelo menos uma vez ao ano.

6) Alinhamento e balanceamento

Outra das coisas que aumentam a vida útil do carro. A cada 30 mil km, é recomendado alinhar a direção e o balancear as rodas do seu veículo, em uma oficina especializada.

Negligenciar essa dica pode prejudicar a suspensão do automóvel e causar o desgaste prematuro dos pneus.

7) Coisas que aumentam a vida útil do carro: Limpeza do sistema de ar condicionado

Muita gente tem o hábito de usar o ar condicionado do carro somente no verão. O problema é que, quando o sistema fica vários meses sem uso, ele pode apresentar desagradáveis odores na hora de funcionar novamente.

Por isso, de tempos em tempos, é preciso fazer uma limpeza em todo o sistema. O ideal é que o ar condicionado seja usado toda semana, pelo menos por cinco minutos.

8) Lave o seu carro pelo menos duas vezes por mês

11 coisas que aumentam a vida útil do seu carro; aplique desde agora
Foto: Reprodução / Pexels.

A pintura do seu veículo também merece atenção especial, já que ela pode acumular sujeiras e manchas que podem ser complicadas de serem removidas.

Para que a lataria do seu carro se mantenha sempre intacta, não deixe de lavá-lo, pelo menos a cada 15 dias. Use produtos específicos de lavagem automotiva.

9) Freios merecem atenção especial

O cuidado com os freios também é mais uma das coisas que aumentam a vida útil do carro. A cada 30 mil km (em média), é preciso checar o estado das pastilhas em uma oficina mecânica. Caso elas já estejam em seu limite de uso, é preciso substituí-las.

10) Atente-se para as luzes do painel de instrumentos

Todas as luzes do painel de instrumentos (representadas pelas cores verde, amarelo e vermelho) de um carro dizem respeito a um determinado componente do motor, da parte elétrica ou da segurança do veículo.

Se porventura alguma luz vermelha ou amarela se acender no painel, não deixe de levar o carro até uma oficina de confiança para saber do que se trata.

11) Barulhos e ruídos no carro devem ser observados

A última das coisas que aumentam a vida útil do carro. Muitas vezes, com o passar do tempo, barulhos e ruídos no veículo podem aparecer.

Por isso, sempre que você estiver dirigindo, observe se não existe nenhum barulho anormal no motor, na suspensão ou dentro do automóvel.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.