Participar de um processo seletivo sempre traz uma certa apreensão por parte dos candidatos que disputam uma ou mais vagas em aberto nas organizações. Mas uma dúvida que aflige muita gente diz respeito às qualidades e defeitos para mencionar na entrevista de emprego. Por isso, conheça as principais e não faça feio perante o recrutador. Confere aí.
Qualidades para mencionar na entrevista de emprego
Antes de conhecer as qualidades que devem ser faladas em uma entrevista de emprego, vale ressaltar que você nunca deve mentir sobre nenhuma delas, combinado? Falar o que não é pode ser descoberto em pouco tempo.
Flexibilidade
Pessoas que são flexíveis geralmente são as mais disputadas pelas empresas, já que essa habilidade é essencial dentro do ambiente de trabalho. Quem se adapta mais facilmente a novos cenários ou situações, mesmo diante das adversidades do mundo organizacional, têm mais chances de se dar bem na carreira.
Organização
Profissionais que são organizados no dia a dia conseguem gerir com mais eficiência todas as suas tarefas no trabalho, sabem o nível de prioridade de cada uma delas e costumam cumprir os prazos de entrega pontualmente. Se você realmente é uma pessoa organizada, pode mencionar essa qualidade sem medo para o recrutador.
Entusiasmo
Quando o assunto é qualidades e defeitos para mencionar na entrevista de emprego, todo cuidado é pouco. Atualmente, as empresas procuram talentos que esbanjam entusiasmo, seja com novos projetos, com as tarefas rotineiras e até com a própria empresa em si. Esse sentimento é contagiante e, acima de tudo, necessário em qualquer tipo de negócio.
Sinceridade
A sinceridade pode ser entendida como menos chances de ter conflitos desnecessários dentro da empresa e uma maior confiabilidade por parte do profissional. Ser verdadeiro e autêntico em todos os seus posicionamentos e opiniões, é bem-visto por qualquer recrutador, principalmente se a vaga for para um cargo de liderança.
Paciência
Em um mundo extremamente imediatista, em que tudo é para ontem (e o mais depressa possível), ter paciência no ambiente corporativo é quase como encontrar ouro. Profissionais pacientes conseguem tomar decisões mais assertivas, analisam melhor as estratégias que serão usadas e sabem lidar com os outros colegas de trabalho, no dia a dia.
Senso de observação
Quando se fala em qualidades e defeitos para mencionar na entrevista de emprego, o senso de observação é um baita diferencial de todo candidato.
Um profissional que é um observador nato consegue facilmente identificar oportunidades de fazer bons negócios, assim como eventuais falhas e dificuldades na sua equipe de trabalho. E essa visão analítica é uma qualidade almejada por diversas organizações.
Defeitos para falar na entrevista de emprego
Diversos profissionais acabam cometendo erros graves na hora de falar sobre suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego. Conheça alguns exemplos de pontos negativos que não afetam a sua imagem:
Excesso de confiança
O mundo corporativo está abarrotado de profissionais “espertinhos” que querem tirar proveito dos outros. Nesse aspecto, ter excesso de confiança em tudo e em todos pode ser considerado um defeito que pode atrapalhar o bom desempenho da sua carreira.
Agitação
Ser uma pessoa muito agitada pode significar que você fala pelos cotovelos e tem dificuldade para manter o foco em suas atividades diárias.
Mas para não pegar mal durante a entrevista, deixe bem claro que a sua agitação ou hiperatividade nunca prejudicou o seu trabalho e nem tampouco foi um grave empecilho para alcançar resultados expressivos nas empresas que já trabalhou antes.
Timidez
Se você está disputando uma vaga para a área comercial ou de marketing, a timidez pode ser considerada um defeito, já que profissionais tímidos têm mais dificuldades para se expressarem e pouca (ou nenhuma) desenvoltura para conversar com líderes, colegas de trabalho e até clientes.
Mas esse defeito não chega a “queimar o filme” do candidato, já que a timidez pode ser ofuscada por uma maior autoconfiança.
Não ter rapidez na hora de executar tarefas
Isso não tem nada a ver com perfeccionismo. Quando se trata de qualidades e defeitos para mencionar na entrevista de emprego, essa lentidão na hora de trabalhar pode atrapalhar o cumprimento dos prazos.
A dica aqui é deixar claro que essa dificuldade de ter uma maior rapidez no trabalho não compromete os resultados da empresa, já que você preza pela qualidade em vez da quantidade.
Você deve ter percebido que as qualidades e defeitos para mencionar na entrevista de emprego que foram citados nesse post não pegam mal e muito menos comprometem a sua carreira profissional. Por isso, eles podem ser citados, já que não apresentam maiores chances de eliminação.